Última hora

Candidato independente Joaquim Jorge formaliza candidatura à Câmara Municipal de Matosinhos

21 Julho 2021
Candidato independente Joaquim Jorge formaliza candidatura à Câmara Municipal de Matosinhos
Política
0

O Movimento Matosinhos Independente já formalizou junto do Tribunal da Comarca de Matosinhos a sua candidatura às eleições autárquicas, marcadas para 26 de setembro de 2021.
O Movimento, que é encabeçado pelo conhecido biólogo Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, já entregou no passado dia 15 de julho, no Tribunal da Comarca de Matosinhos, toda a documentação requerida para a candidatura aos diversos órgãos autárquicos: Câmara Municipal, Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesias.
De entre a documentação entregue no Tribunal está a Declaração de Propositura/Lista de Proponentes, a Lista de candidatos, Declaração de candidatura, Designação do mandatário e Certidão de inscrição no recenseamento eleitoral dos candidatos e mandatário.
O Movimento Matosinhos Independente divulgou que da lista de proponentes constam cerca de 8.500 cidadãos eleitores. Eleitores que consideram a necessidade das autárquicas serem abertas aos cidadãos, fora dos condicionalismos dos partidos onde muitas vezes parecem imperar interesses e “jogos de bastidores” nem sempre benéficos para as populações.
A apresentar a documentação ao Tribunal esteve Joaquim Jorge, líder do Movimento, e também Ana Trancoso, mandatária, Manuela Silva, candidata em São Mamede e Senhora da Hora, Filipa Maciel, assessora jurídica e candidata a deputada municipal, e Manuel Coelho, coordenador de proximidade.
Até agora foram oficializadas à Câmara Municipal de Matosinhos as candidaturas de José Pedro Rodrigues (CDU), Bruno Pereira (PSD) e a de Humberto Silva (IL/Aliança), Carla Silva (BE) e Joaquim Jorge.
O atual executivo matosinhense é constituído por cinco eleitos pelo PS, dois pelo movimento “Narciso Miranda, por Matosinhos”, dois pelo movimento “António Parada, Sim!”, um do PSD e outro da CDU.
Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).