Última hora

Apoiantes da NAU de Elisa Ferraz demitem-se da Assembleia de Freguesia de Vila do Conde

5 Março 2020
Apoiantes da NAU de Elisa Ferraz demitem-se da Assembleia de Freguesia de Vila do Conde
Política
0

Alcina Brito, Angélica Vilas Boas, Luísa Azevedo e Fernando Barbosa, da Assembleia de Freguesia de Vila do Conde, todos eleitos pelo movimento independente Nós Avançamos Unidos (NAU), em outubro de 2017, pediram a demissão dos cargos em desacordo com o presidente da Junta, Isaac Braga.
Os quatro ex-autarcas emitiram um comunicado a explicar a decisão, e onde repudiam as declarações de Isaac Braga contra a presidente de Câmara e de apoio a Vítor Costa, que recentemente anunciou a candidatura à presidência da Câmara pelo Partido Socialista (PS).
“Como membros da Assembleia de Freguesia de Vila do Conde, na qual exercemos as devidas funções e para a qual fomos eleitos, tivemos conhecimento através da Comunicação Social, das declarações proferidas pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia Enf. Isaac Braga de que se afastava do Movimento Cívico Isaac Braga / Elisa Ferraz – NAU – Nós Avançamos Unidos, acrescentando aderir ao projeto político do Partido Socialista, liderado pelo Sr. Dr. Vítor Costa, e que a sua decisão teria sido apoiada pela maioria dos membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia”, começava por dizer o comunicado dos quatro demissionários.
“Aderimos, desde a primeira hora, ao projeto de candidaturas aos órgãos autárquicos liderado pela Sra. Dra. Elisa Ferraz – NAU – Nós Avançámos Unidos por ter como matriz tratar-se de um projeto independente num movimento livre, incluso e aberto a todos, independentemente da sua ideologia política ou confessional e alicerçado em valores como: a Ética, a Solidariedade, o Respeito e o Trabalho em prol de Vila do Conde e dos Vilacondenses.
Aceitamos integrar a lista desse movimento, pelo que nos candidatamos aos órgãos autárquicos da freguesia de Vila do Conde, liderada pelo Sr. Enf. Isaac Braga, que venceu as eleições, e uma vez eleito, foi com muita honra que passamos a desempenhar as funções no Executivo e na Assembleia de Freguesia de Vila do Conde, orientando sempre a nossa postura sem desvios dos princípios e valores que presidiram à génese do movimento NAU – Nós Avançámos Unidos.
Durante o período do mandato em curso, desde a tomada de posse até hoje, nunca sentimos que o projeto NAU perdesse força ou conteúdo, ou se desviasse dos valores e objetivos programáticos que estiveram na sua génese, nem que de algum modo, no que concerne à freguesia de Vila do Conde, lhe tivesse faltado apoio por parte da Câmara Municipal liderada pela Sra. Dra. Elisa Ferraz.
Foi pois, com enorme espanto que tomamos conhecimento das declarações proferidas pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde Enf. Isaac Braga que não acolhem, nem podem acolher o pensamento da maioria dos elementos autárquicos da nossa Freguesia, conforme terá proferido.
Sempre orientamos todas as nossas decisões pelos nossos pensamentos e nesse capítulo consideramo-nos pessoas livres e “só vamos por onde nos guiam os nossos próprios passos, e não porque nos dizem – vão por ali”.
Na nossa participação no exercício das funções autárquicas, sempre e só nos moveram o desejo de servir Vila do Conde e os Vilacondenses e nunca qualquer vaidade ou projeto pessoal.
Ao vermos desvirtuado o espírito do projeto NAU, nos órgãos de Freguesia de Vila do Conde pela tomada de posição pública do Presidente da Junta de Freguesia que desvia a sua orientação para os ideais do Partido Socialista, não podemos deixar de veemente reprovar e censurar tal decisão e, por conseguinte, sentimos que não temos mais espaço nessa nova orientação.
Tais declarações e atitudes tomadas pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde não foram frontais, tendo sido proferidas na ausência da Sra. Dra. Elisa Ferraz, e, portanto, não nos revemos nestas atitudes, que classificamos como pouco dignas e desprovidas de ética.
Continuando fiéis aos princípios fundadores do projeto Movimento NAU – Nós Avançamos Unidos, vimos por este meio comunicar e demarcarmo-nos, totalmente, da linha de orientação, agora comunicada pelo Sr. Enf. Isaac Braga, em respeito pela nossa consciência e acima de tudo pelos Vilacondenses que nos elegeram”, pode ler-se no dizer o comunicado dos quatro demissionários.
“Queremos, pois, comunicar aos Vilacondenses, que nos demitimos das funções autárquicas que exercemos no Executivo e na Assembleia de Freguesia de Vila do Conde”, terminam, em comunicado, Alcina Brito, Angélica Vilas Boas, Luísa Azevedo e Fernando Barbosa.