Última hora

Pizarro é candidato à Federação do PS Porto com apoio de Vila do Conde e Póvoa de Varzim

6 Fevereiro 2020
Pizarro é candidato à Federação do PS Porto com apoio de Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Política
0

O eurodeputado Manuel Pizarro vai recandidatar-se à liderança da Federação Distrital do Partido Socialista (PS) do Porto e a um terceiro mandato à frente daquela estrutura partidária, revelou a candidatura do também vereador da autarquia portuense.
Nesta candidatura às eleições de março, que ainda vai ser apresentada, o atual líder federativo conta com o apoio de 15 dos 18 presidentes das concelhias do distrito do Porto, acrescentou fonte do Partido Socialista.
Numa nota de imprensa, a candidatura destaca que Manuel Pizarro cumpriu “integralmente os programas com os quais foi eleito” como presidente do PS/Porto, nomeadamente conquistando mais câmaras para os socialistas nas eleições autárquicas, mantendo a representação do distrito no Parlamento Europeu e aumentando a representação na Assembleia da República após as Legislativas de 2019.
“Nas [eleições] Europeias assegurou que o distrito mantinha a representação de dois deputados no Parlamento Europeu e, nas legislativas, somou mais três deputados ao resultado obtido em 2015, garantindo assim a eleição de 17 deputados”, refere a nota de imprensa.
Agora a terminar o segundo mandato como presidente da Federação Distrital do PS/Porto, após as eleições federativas de 2016 e 2018, Manuel Pizarro “garantiu que o distrito ficou pintado a rosa, ao conquistar para o PS 11 das 18 câmaras municipais e ao tornar-se no partido maioritário nas juntas de freguesia”, assinala a candidatura.
“Com isso, o socialista recuperou para o PS, ao fim de 20 anos, a liderança da Área Metropolitana do Porto”, acrescenta.
A candidatura de Manuel Pizarro refere, ainda, que o socialista conta com o apoio dos presidentes das concelhias de Amarante, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
“Continuar unidos pelas vitórias do PS” é o lema da candidatura de Manuel Pizarro.
Na reunião da Comissão Nacional do PS, realizada em janeiro no Porto, ficou decidido que as eleições das várias federações do partido se realizariam entre 13 e 14 de março, seguindo-se, a 4 e 5 de abril, os respetivos congressos federativos.
Manuel Pizarro foi reeleito para o segundo mandato na liderança da Federação do PS/Porto em março de 2018, com 96,6% dos votos.
O socialista obteve 3.979 dos votos, numa eleição em que participaram 4.118 socialistas do distrito do Porto, onde estão registados 8.291 militantes, segundo os resultados oficiais, indicou fonte oficial do PS/Porto.
A reeleição foi a segunda vez consecutiva em que Manuel Pizarro foi candidato único à Federação do PS/Porto, algo “inédito na história desta estrutura distrital”, destacou o próprio na ocasião.
Desta vez, Manuel Pizarro conta com a oposição do também socialista José Manuel Ribeiro, que já tinha anunciado a candidatura.