Última hora

PSD da Póvoa de Varzim contraria tendência nacional e vence Eleições Legislativas

9 Outubro 2019
PSD da Póvoa de Varzim contraria tendência nacional e vence Eleições Legislativas
Política
0

O Partido Socialista (PS) é o vencedor das eleições legislativas deste domingo, apesar de não conseguir maioria absoluta para governar.
Com todas as freguesias contabilizadas, faltando apenas os consulados, o PS consegue, 36,65% das intenções de voto, elegendo 106 deputados, à frente do Partido Social-Democrata (PSD), com 27,90% dos votos e 77 deputados eleitos. O Bloco de Esquerda (BE) é a terceira força política mais votada, com 9,67% dos votos e 19 deputados eleitos, à frente da CDU, com 6,46% dos votos e 12 deputados e do CDS-PP, que alcançou 4,25% e elegeu 5 deputados. Já o PAN consegue 3,28% dos votos e elege 4 deputados para o Parlamento, enquanto o Chega (1,30%), o Iniciativa Liberal (1,29%) e o Livre (1,09%) chegam pela primeira vez à Assembleia da República, ao elegerem um deputado cada, a saber: André Ventura, João Cotrim de Figueiredo e Joacine Katar Moreira, respetivamente.
Nestas Eleições Legislativas, a abstenção ficou nos 45,50%, a mais alta de sempre.
Em contraciclo com o que se verificou a nível nacional, a Póvoa de Varzim continua a ser bastião do PSD. Nas Eleições Legislativas do passado domingo, o PSD foi o partido mais votado, com 13.306 votos (42,37%), vencendo em todas as freguesias do concelho, enquanto o PS não foi além dos 8.845 votos (28,16%). O Bloco de Esquerda foi a terceira força política mais votada, arrecadando 2.595 votos (8,26%), à frente do CDS, que obteve 1.889 votos (6,01%), da CDU, que somou 951 votos (3,03%), e do PAN que reuniu 842 votos (2,68%). A abstenção na Póvoa de Varzim foi de 47,83%.
“É um resultado bastante positivo para o Partido Social Democrata, uma vez que é uma tendência inversa ao que aconteceu no país. Chegamos aos 42,3%, ganhamos em todas as freguesias do concelho, o que permite dizer que o PSD está perfeitamente solidificado na Póvoa de Varzim. Quero também dar os parabéns aos dois deputados poveiros, Afonso Oliveira e Carla Barros, pela magnífica campanha que fizeram, percorrendo todo o concelho, e isso foi muito importante para a consolidação deste resultado. Naturalmente, com dois deputados na Assembleia da República teremos mais possibilidades de fazer ouvir as nossas preocupações”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, também líder da concelhia poveira do PSD.