Última hora

PS e PSD de Vila do Conde fazem acordo contra Movimento Independente NAU na Assembleia Municipal

27 Novembro 2017
PS e PSD de Vila do Conde fazem acordo contra Movimento Independente NAU na Assembleia Municipal
Política
0

A Assembleia Municipal de Vila do Conde reuniu na passada quinta feira, 23 de novembro, em sessão extraordinária.
No período da ordem do dia estiveram em discussão 10 pontos. “Aprovação da ata da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de 26/06/2017; Aprovação da ata da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de 21/10/2017; Aprovação do Regimento da Assembleia Municipal; Eleição de um Presidente de Junta, e seu substituto, para participar no XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses; Aprovação da lista de candidatos a membros da Comissão Executiva Metropolitana; Taxa Nacional dos Direitos de Passagem; Transportes Escolares 2017/2018 – Circuitos Gerais/Regulares; Autorização para assunção de compromissos financeiros para a contratação pública de energia para a Câmara Municipal de Vila do Conde – Eletricidade e Gás Natural; Autorização para assunção de compromissos plurianuais para a empreitada de «Requalificação da Rua da Senra (Troço Norte) e Travessa da Senra», em Vila do Conde; Autorização genérica para dispensa de autorização prévia da Assembleia Municipal para a assunção de compromissos plurianuais e delegação de competências na Sr.ª Presidente da Câmara Municipal” foram os pontos em discussão.
Em dois dos pontos mais discutidos da ordem de trabalhos, PS e PSD votaram em conformidade. As duas forças da oposição ao Movimento Independente NAU estiveram de acordo na votação da aprovação do Regimento da Assembleia Municipal de Vila do Conde.
A Assembleia Municipal de Vila do Conde propôs que os 60 minutos fossem distribuídos em 25 minutos para NAU e PS e 10 para o PSD. As duas forças políticas discordaram, propuseram que NAU e PS tivessem 22,5 minutos cada e PSD 15 minutos.
E na votação para a eleição de um presidente de Junta de Freguesia e consequente substituto para participar no XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios, PS e PSD também estiveram de acordo. O PS apresentou uma lista com o presidente da Junta de Freguesia de Labruge, eleito pelo Partido Socialista, e, para substituto, o presidente da Junta de Freguesia de Vilar do Pinheiro, eleito pelo PSD. Esta lista acabou por ser aprovada com 24 votos a favor, derrotando a lista apresentada pela NAU.
No final da Assembleia Municipal de Vila do Conde, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, mostrou-se “admirada com este entendimento entre PS e PSD”, dizendo que “a geringonça está a deslocar-se para o Norte do país, nomeadamente para Vila do Conde”.
Abel Maia, representante do Partido Socialista, disse que “não há uma aliança entre PS e PSD, mas sim consenso”.
Luísa Maia, deputada do PSD, afirma que “não há qualquer aliança entre os dois partidos, apenas um interesse comum que foi partilhado”.
A próxima Assembleia Municipal de Vila do Conde vai reunir ordinariamente em dezembro, em data, hora e local a definir pelo Presidente Lúcio Ferreira.