Última hora

Shamir Portugal aumenta número de trabalhadores de 12 para 300 em 25 anos

28 Novembro 2025
Shamir Portugal aumenta número de trabalhadores de 12 para 300 em 25 anos
Economia
0

A Shamir aumentou os trabalhadores de 12 para 300 nos 25 anos em Portugal e a produção diária de lentes oculares de 250 para 11.000, exportando para todo o mundo e faturando 63 milhões de euros em 2024.
Num comunicado divulgado, assinalando o mês em que cumpre 25 anos de atividade em Portugal, a empresa – fundada no ano 2000 em Vilar, Vila do Conde, e que iniciou a produção das primeiras lentes progressivas para o mercado ibérico em 2001- contabiliza mais de 38 milhões de lentes fabricadas e um crescimento médio anual da produção de cerca de 7%.
A Shamir mantém atualmente ainda em funções sete elementos da equipa fundadora, salientando estar hoje preparada para entregar mais de 80% das lentes produzidas em Portugal em apenas um a dois dias, metade do tempo que era necessário anteriormente.
Ao longo destes 25 anos, a empresa destaca o início da exportação para a Europa, em 2005; a entrada no Grupo Shamir Optical, em 2007; a criação do laboratório InoTime em Lisboa (o primeiro laboratório de ótica acelerada da Europa), em 2015; o lançamento do primeiro Laboratório Móvel de Lentes Oftálmicas, em 2019; e a criação do ‘atelier’ de armações Okiatto, em 2020.
Em 2024, o lucro da Shamir Portugal aumentou mais de 50% em termos homólogos, para 3,4 milhões de euros, enquanto o volume de negócios subiu 12% para 63 milhões e o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) ascendeu a 5,9 milhões de euros, o equivalente a 9,36% do volume de negócios, contra 7,42% no ano anterior.
No mercado nacional, a faturação foi de quase 22 milhões de euros, mais 11% do que em 2023, enquanto no mercado internacional o aumento foi de cerca de 12%, ultrapassando os 41 milhões de euros.
No período, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) aumentou 15% e a rentabilidade financeira (ROE) fixou-se nos 14%, apresentando a empresa um capital próprio superior a 22,8 milhões de euros, uma autonomia financeira de 63% e um índice de solvabilidade de 172%.
Com três unidades de produção – em Vila do Conde, Porto e Lisboa -, a Shamir Portugal fabrica anualmente cerca de três milhões de lentes oftálmicas, das quais cerca de 80% são exportadas para mais de 30 mercados, sobretudo na Europa.
Para os próximos anos, a empresa assume como prioridades “continuar a investir na inovação tecnológica, apostando em novos ‘designs’ e soluções especializadas para necessidades específicas”; “fortalecer a relação com as óticas, oferecendo um serviço ainda mais rápido e consistente”; e “crescer de forma sustentável, com foco na melhoria dos processos produtivos, na expansão da equipa técnica, na modernização do laboratório e na redução do impacto ambiental”.