A pandemia de Covid-19 levou a que a Câmara Municipal de Vila do Conde procedesse à desativação de vários parcómetros espalhados pela cidade. Quase cinco anos depois, o estacionamento no centro da localidade e no litoral junto às praias vai voltar a ser pago.
A partir de segunda-feira, 6 de janeiro de 2025, o estacionamento pago na via pública vila-condense está de volta. E aos 276 lugares que já existiam juntam-se, agora, mais 92, perfazendo um total de 368. Os lugares de estacionamento junto ao Tribunal e aos Paços do Concelho de Vila do Conde e nas ruas das Finanças, do Centro de Saúde, da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e dos Correios vão passar a ser pagos, bem como o até agora gratuito Parque do Neiva, nas traseiras do Teatro Municipal de Vila do Conde.
“Dentro dos limites horários a estabelecer de acordo com a zona, o estacionamento está sujeito ao pagamento de uma taxa 0,45€/hora”, sendo que “o valor mínimo da taxa é de 0,05€/6 minutos”, pode ler-se no Regulamento das Zonas e Parques de Estacionamento de Duração Limitada da Câmara Municipal de Vila do Conde, onde também se lê que o “período de tempo máximo de estacionamento autorizado é de 2 horas”.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde frisou em janeiro de 2024 a necessidade de solucionar um problema, uma vez que, como disse, “quem vem a Vila do Conde dá voltas e voltas e não consegue ir ao Tribunal, ao Centro de Saúde ou às Finanças”.
Vítor Costa recordava em janeiro de 2024 que a autarquia por si presidida era a única da Área Metropolitana do Porto onde o estacionamento não era pago.
“Às 8.30 horas já não há lugares e muitos deixam cá o carro o dia inteiro”, disse, na altura, Francisco Costa. O proprietário da Óptica Alameda está numa das zonas mais movimentadas de Vila do Conde no que toca a estacionamento. Ao comércio local junta-se o Tribunal, os Registos Civil e Predial, a Unidade de Saúde Pública de Vila do Conde e vários bancos, onde encontrar um lugar de estacionamento só que conseguia “com muita sorte”.
Agora, os parcómetros vão voltar à cidade de Vila do Conde, com mais de 350 lugares a serem taxados.