A Câmara Municipal de Matosinhos vai ter, a partir de 22 de novembro, 16 quilómetros de iluminações de Natal espalhadas por todas as freguesias do concelho, num investimento de 299 mil euros, adiantou esta autarquia do distrito do Porto.
Este ano de 2024, o investimento na iluminação de Natal é mais 7,5% comparativamente a 2023, referiu numa informação enviada aos meios de comunicação social.
Ao todo, Matosinhos vai ter 88 locais iluminados, mais 7% face ao ano passado, entre 278 árvores naturais iluminadas, ruas, mercados municipais, postos de turismo, praças, jardins e igrejas, num total de 16 quilómetros de iluminação e 1.611.170 lâmpadas de tecnologia LED (baixo consumo), especificou a Câmara Municipal de Matosinhos.
Serão colocadas 1.527 peças de iluminação constituídas por 15.332 elementos luminotécnicos, acrescentou a autarquia matosinhense.
Por todo o concelho, serão ainda colocados 62 pontos luminotécnicos com o símbolo identificativo da marca do município, mais 24% face a 2023, salientou a Câmara Municipal de Matosinhos.
Além disso, e com o objetivo de aumentar a interatividade com os visitantes, estarão colocados em diversos locais do concelho sensores de presença que detetam o movimento dos visitantes para ativar umas animações luminosas, frisou a autarquia matosinhense.
Já na rotunda São Salvador, conhecida por rotunda da Anémona, será instalada uma solução dinâmica que criará efeitos cintilantes de luz, revelou a autarquia.
Em todas as uniões de freguesia será instalada a “Árvore dos Desejos Encantados” que consiste num ‘selfie point’ imersivo composto por um arranjo dinâmico de luzes que se elevam e que convidam os visitantes a fazer parte da instalação de Natal, vincou a Câmara de Matosinhos.
As luzes de Natal de Matosinhos vão ser ligadas a 22 de novembro, à exceção da freguesia de São Mamede de Infesta onde vão ser ligadas a 1 de dezembro, e manter-se-ão até 7 de janeiro de 2025.