O futebolista Tiago Morais foi hoje a surpresa na apresentação do Rio Ave para 2024/25, ao reforçar o clube da I Liga por cedência dos franceses do Lille, com opção de compra, antes do jogo com Santa Clara.
Meio ano depois de ter saído do também primodivisionário Boavista para assinar pelos ‘dogues’, então treinados pelo português Paulo Fonseca, o extremo voltou a Portugal e ficará vinculado por uma temporada aos vila-condenses, que contam com 25 jogadores.
Tiago Morais, de 20 anos, foi mesmo o último a desfilar antes do duelo de apresentação com o Santa Clara no relvado do Estádio do Rio Ave FC, tornando-se o 10.º reforço da equipa de Luís Freire, que tem mexido nos diversos setores na janela de transferências.
O ala direito João Tomé (ex-Benfica B) e o lateral esquerdo cipriota Georgios Okkas (ex-Fulham Sub-21, Inglaterra) reforçaram a defesa a título definitivo, ao passo que o central anglo-marfinense Jonathan Panzo está emprestado pelos ingleses do Nottingham Forest.
No meio-campo, o costa-riquenho Brandon Aguilera cessou o vínculo aos ‘tricky trees’ e João Novais deixou os turcos do Alanyaspor para regressar ao Rio Ave seis anos depois.
O ataque tem sido o setor mais movimentado na janela de verão, já que captou o alemão Ole Pohlmann, contratado ao vice-campeão europeu Borussia Dortmund, Kiko Bondoso, emprestado pelo campeão israelita Maccabi Telavive, o israelita Karem Zoabi, ex-Hapoel Katamon, e o nigeriano Chukwudi Igbokwe, proveniente da equipa B dos belgas do Gent.
Luís Freire parte para a quarta temporada seguida no comando técnico do Rio Ave, que mantém 10 jogadores da época passada e acionou as cláusulas de opção de compra do guarda-redes polaco Cezary Miszta (ex-Legia Varsóvia), do ala esquerdo grego Marious Vrousai (ex-Olympiacos) e do extremo esquerdo neerlandês Amine Rehmi (ex-TOP Oss).
O defesa esquerdo luso-georgiano Jorge Karseladze fixou-se na conjunto principal, após uma época dividida entre os Sub-23 e os Sub-19, tal como o central francês Lomboto, que estava cedido à Oliveirense, ficando por resolver o futuro do ‘guardião’ brasileiro Magrão.
De saída estão 16 atletas, com destaque para os influentes Costinha (Olympiacos), Joca (Wuhan Three Towns), Yakubu Aziz (Shimizu S-Pulse) ou Emmanuel Boateng, além dos ‘veteranos’ Adrien e Ukra, que cessou uma carreira de 17 épocas no futebol profissional.
Duas semanas antes do início da pré-época, o Rio Ave constituiu formalmente uma SAD, que é liderada pelo empresário israelita Boaz Toshav por indicação do homólogo grego Evangelos Marinakis, cujo investimento de quase 20 milhões de euros (ME) lhe permitiu assegurar 80% do capital social da sociedade, com os restantes 20% na posse do clube vila-condense.
Evangelos Marinakis já era proprietário dos gregos do Olympiacos, detentores da Liga Conferência Europa, e do Nottingham Forest, da Premier League, comandado pelo português Nuno Espírito Santo, que iniciou a carreira de treinador principal em Vila do Conde há 12 anos.
O Rio Ave começou a defrontar o recém-promovido Santa Clara, campeão da II Liga em 2023/24, às 11:40, no Estádio do Rio Ave FC, no quinto jogo de preparação para a nova época, após cinco dias de estágio em Melgaço, concelho do distrito de Viana do Castelo.
O Santa Clara derrotou hoje com reviravolta o Rio Ave por 2-1, em novo encontro de preparação dos dois clubes da I Liga portuguesa para a temporada futebolística 2024/25, que serviu de apresentação dos vila-condenses.
Dois tentos do brasileiro Alisson Safira (32 e 45 minutos), o segundo de penálti, deram a volta ao golo inaugural de Kiko Bondoso (13) e selaram a quinta vitória em outros tantos duelos de preparação dos açorianos, no fecho do estágio de duas semanas em Penafiel.
Já o conjunto de Vila do Conde passa a somar três derrotas e dois triunfos na pré-época, tendo feito a apresentação aos associados depois de cinco dias de trabalho em Melgaço.
O Rio Ave iniciará a 30.ª presença, e terceira seguida, na I Liga com a visita ao campeão Sporting, em 9 de agosto, dois dias antes de o promovido Santa Clara, que venceu a II Liga em 2023/24, começar a nona participação na elite face ao Estoril Praia, na Amoreira.