Última hora

Maior requalificação urbana de Caxinas arranca em outubro próximo com investimento de 4,2M€

4 Abril 2024
Maior requalificação urbana de Caxinas arranca em outubro próximo com investimento de 4,2M€
Local
0

A requalificação urbana de Caxinas, em Vila do Conde, onde se concentra uma das maiores comunidades piscatórias do país, vai arrancar em outubro, com um investimento de 4,2 milhões de euros, anunciou a Câmara Municipal.
“Vamos reabilitar um enorme quarteirão, requalificando toda a estrutura, tanto no subsolo como à superfície. É a maior intervenção alguma vez feita em infraestruturas nesta zona, com um investimento de 4,2 milhões de euros. Lançaremos o concurso antes do próximo inverno, e prevemos arrancar a obra em outubro”, disse Vítor Costa, Presidente da Câmara vila-condense.
O autarca explicou que a intervenção é prioritária, uma vez que a área é “frequentemente afetada por cheias e inundações”, e que, por isso, serão requalificadas todas a infraestruturas de escoamento pluvial, abastecimento de água, saneamento, gás e telecomunicações.
“Vamos também aproveitar a ocasião para fazer um arranjo urbanístico, à imagem do que foi feito na zona histórica da cidade, com o reperfilamento das vias, dos passeios, do estacionamento e implementando árvores e novo mobiliário urbano. O prazo de execução da obra é de 24 meses”, completou o autarca.
A Câmara Municipal irá suportar a maior parte do investimento, mas haverá, também, uma comparticipação da empresa Indaqua, que detém a concessão do abastecimento de água em Vila do Conde, e ainda a possibilidade 20% das verbas virem de fundos comunitários, ao abrigo de uma candidatura para requalificação urbana.
Ainda no que toca a investimentos para a zona de Caxinas e Poça da Barca, Vítor Costa anunciou que já foi assinado o contrato de empreitada para a construção da nova Unidade de Saúde de Caxinas, por um valor de 2,5 milhões de euros, mais IVA.
A construção do novo equipamento de saúde, que vai abranger uma população de 14 mil pessoas naquela zona, deve arrancar em junho, assim que o Tribunal de Conta emitir o parecer positivo, e terá um prazo de execução de 660 dias.
“Será um equipamento de saúde de excelência e muito importante para a comunidade de Caxinas e Poça de Barca, uma vez que atual edifício já não tem condições para responder a todas as necessidades”, explicou Vítor Costa, Presidente da Câmara vila-condense.
O autarca divulgou que a obra será financiada, na sua totalidade, por fundos europeus do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência].