Última hora

Metalogalva compra empresas Fabrikat Limited no Reino Unido e Contec Kromiss na Polónia

7 Março 2024
Metalogalva compra empresas Fabrikat Limited no Reino Unido e Contec Kromiss na Polónia
Economia
0

A empresa multinacional da Trofa Metalogalva, da área da engenharia e proteção de aço, comprou duas empresas, no Reino Unido e na Polónia, reforçando posição nestes dois mercados, segundo um comunicado hoje divulgado.
“A Metalogalva, empresa do VigentGroup com presença em 12 países e um volume de negócios consolidado de 441 milhões de euros em 2023, comprou a Fabrikat (Nottingham) Limited, empresa sediada no Reino Unido que conta com 92 colaboradores e alcançou um volume de negócios de 25 milhões de euros no ano transato”, revelou.
Paralelamente, através da Tecpoles, sociedade que integra o grupo Metalogalva desde 2021, “finalizou a aquisição da Contec Kromiss, vocacionada para o setor dos postes tubulares de baixa, média e alta tensão”, na Polónia, uma empresa que tem 124 colaboradores e faturou 17 milhões de euros em 2023, referiu.
O grupo não revelou o valor destas aquisições.
Segundo a empresa nacional, “com a compra da empresa líder no Reino Unido em iluminação pública, a multinacional portuguesa sediada na Trofa reforça significativamente a presença e quota num mercado de elevada importância na estratégia internacional”, sendo que “a Fabrikat desenvolve a sua atividade nas áreas da engenharia, produção e montagem de estruturas metálicas, com especial destaque para o segmento das colunas de iluminação e guarda-corpos”.
Por outro lado, a “aquisição da Contec visa fortalecer a posição no mercado polaco e na Europa Central, onde a Metalogalva tem vindo a crescer de forma significativa nos últimos anos”, adicionando assim ao seu portfolio na Polónia “uma unidade industrial com capacidade de fabrico de torres tubulares de grande altura para transmissão de energia, telecomunicações e iluminação técnica”.
O grupo pretende “manter as empresas independentes e com a totalidade dos colaboradores, com vista à otimização das integrações no grupo e o potenciamento das sinergias que daí resultarão”, destacou.
“Continuamos atentos a potenciais oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico com vista a fortalecer a nossa posição de líder europeu. A Contec-Kromiss será importante para o aumento do portfolio de produtos num mercado de forte expansão e investimento em infraestrutura, beneficiando de uma rede de clientes já existentes e complementando desta forma a Tecpoles Polónia, que fechou 2023 com 27 milhões de euros de faturação”, disse Sérgio Silva, presidente do Conselho de Administração da Metalogalva, citado na mesma nota.
A Metalogalva tem presença em 12 países e quatro continentes, incluindo centros de produção na Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, França, Ucrânia, Angola, Polónia, Portugal e Estados Unidos da América, contando com mais de 1.700 colaboradores.
No ano passado, a empresa, detida pelo grupo de capital português VigentGroup comprou a Electrofer, metalomecânica da Marinha Grande que conta com mais de 250 colaboradores, depois de ter inaugurado, em maio de 2023, a sua primeira unidade produtiva nos EUA.
A Metalogalva prevê “encerrar o ano com um volume de negócios consolidado superior a 530 milhões de euros”, destacou.