Última hora

Grupo de alunos que praticava canoagem resgatado do mar em Vila do Conde

25 Fevereiro 2024
Grupo de alunos que praticava canoagem resgatado do mar em Vila do Conde
Local
0

Um grupo de alunos, incluindo quatro menores, que estava hoje a praticar caiaque na Barra de Nossa Senhora da Guia, em Vila do Conde, junto à foz do rio Ave, teve de ser resgatado do mar devido à forte ondulação, indicaram fontes da Proteção Civil.
Às 10:47 foi dado o alerta sobre “um grupo de miúdos que estaria a ter uma aula de caiaque” quando “o barco, devido à agitação do mar, virou com a forte ondulação”, indicou fonte dos Bombeiros de Vila do Conde.
Já o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto indicou, às 12:45, que no total foram 10 pessoas resgatadas, incluindo quatro menores.
Ambas as fontes confirmaram que as vítimas tiveram apenas ferimentos ligeiros, mas cinco foram transportadas ao Hospital. Outras cinco vítimas foram assistidas no local.
“Alguns estavam em situação de hipotermia”, disseram as fontes da Proteção Civil.
Os alunos estariam a praticar uma atividade conhecida por canoagem em alto mar.
De acordo com os Bombeiros de Vila do Conde, duas vítimas foram para o Hospital São João, no Porto, uma para o Pedro Hispano, em Matosinhos, e outras duas para o Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Já em comunicado, divulgado perto das 14:40, a Autoridade Marítima Nacional referiu que foram resgatadas nove pessoas “em dificuldades” na foz do rio Ave em Vila do Conde.
A Autoridade Marítima Nacional atribui o incidente à “forte corrente que se fazia sentir” e acrescenta que quatro das vítimas foram arrastadas até à praia de Azurara, tendo três sido resgatadas e auxiliadas pelos nadadores-salvadores da associação “Os Golfinhos”, enquanto uma quarta conseguiu sair da água pelos próprios meios.
“As restantes cinco vítimas acabaram por conseguir sair da água pelos próprios meios na barra de Vila do Conde”, descreve a Autoridade Marítima Nacional.
Estiveram no local, os Bombeiros de Vila do Conde, a Polícia Municipal do mesmo concelho, bem como meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Polícia Marítima e da Polícia de Segurança Pública (PSP).
A Autoridade Marítima Nacional indica um total de 34 operacionais mobilizados, apoiados por 13 viaturas.
As vítimas foram assistidas por uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Vila do Conde, bem como por uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) do Hospital Pedro Hispano.
Ao incidente, foi ainda chamada uma unidade móvel de intervenção psicológica de emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Depois de ter estado este fim de semana sob aviso meteorológico laranja (o segundo mais grave numa escala de três), devido à agitação marítima, o Porto é um dos distritos em aviso amarelo (o menos grave), pelo mesmo motivo, até às 06:00 de segunda-feira, com a previsão de ondas de noroeste de quatro a cinco metros.
Ao início da amanhã de segunda-feira o distrito passará novamente a aviso laranja.