Última hora

Famalicão regressa às vitórias com reviravolta frente ao Rio Ave por 2-1 depois de estar a perder

17 Fevereiro 2024
Famalicão regressa às vitórias com reviravolta frente ao Rio Ave por 2-1 depois de estar a perder
Desporto
0

O Famalicão regressou esta sexta-feira às vitórias frente ao Rio Ave, que bateu por 2-1, em partida da 22.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, depois de ter começado a perder.
Jhonder Cádiz foi o ‘héroi’ do encontro, ao marcar os dois golos da formação da casa, aos 17 e 66 minutos, numa partida em que foram assinalados dois penáltis para a equipa de Vila do Conde, com Aziz a marcar, aos 14, e Adrien Silva a falhar, já aos 90+2.
Com este resultado, o Famalicão ascende, provisoriamente, ao oitavo lugar, com 26 pontos, igualando, para já, o Farense. Por sua vez, o Rio Ave permanece em 13.º, com 21 pontos, igualado com Estrela da Amadora, Estoril Praia e Portimonense.
A formação de Vila de Conde entrou a mandar na partida e a pressão nos primeiros minutos foi muito evidente. Logo aos cinco, João Teixeira chegou com perigo à baliza de Luiz Júnior, mas foi assinalado fora de jogo.
Aos 10 minutos, os vila-condenses ficaram a pedir grande penalidade. Artur Soares Dias, numa primeira análise, marcou falta ao contrário, mas, alertado pelo VAR, foi ver as imagens e considerou carga de Luiz Júnior sobre João Teixeira, com Aziz a converter a grande penalidade, aos 14.
O Famalicão respondeu da melhor forma e, aos 17 minutos, fez o golo da igualdade. O reforço de inverno Sorriso cruzou para a área, com um passe colocado, e Cádiz, no ar, cabeceou para o fundo da baliza.
Nesta altura, a formação da casa conseguiu inverter a tendência do jogo e passou a ter uma ligeira superioridade, criando mais oportunidades de perigo junto da baliza adversária.
Após um cruzamento atrasado de Martin, Cádiz rematou forte, mas a bola desviou num defesa do Rio Ave.
Logo de seguida, foi a vez de Gustavo Sá, de frente para a baliza, rematar, de fora de área, com a bola a sair ligeiramente ao lado.
Após o intervalo, a partida baixou consideravelmente a intensidade, ainda assim, os famalicenses continuaram por cima.
O Famalicão deu a volta ao resultado aos 66 minutos, depois de Zaydou recuperar a bola no meio campo e assistir Chiquinho, que cruzou, com Jhonatan a defender, para, na recarga, Cádiz, com a eficácia habitual de cabeça, marcar o seu oitavo golo na prova.
Entretanto, o Rio Ave recuperou e ‘correu’ na tentativa de chegar, pelo menos, ao empate. E, aos 75 minutos, o golo da igualdade esteve mesmo à vista, valendo aos locais uma grande intervenção de Luíz Júnior, após cabeceamento de Boateng.
Já em tempo de descontos, o Rio Ave teve a derradeira oportunidade de sair de Famalicão com um ponto. O árbitro assinalou uma grande penalidade a favor da equipa vilacondense depois de alegado puxão de Puma a Vrousai, na área.
Luíz Júnior desviou para o poste direito o remate do médio internacional português Adrien Silva e segurou a vitória do conjunto de João Pedro Sousa.