Última hora

Famalicão bate Rio Ave por 2-1 e sobe ao oitavo lugar da I Liga de Portuguesa de Futebol

17 Fevereiro 2024
Famalicão bate Rio Ave por 2-1 e sobe ao oitavo lugar da I Liga de Portuguesa de Futebol
Desporto
0

O Famalicão ascendeu esta sexta-feira, provisoriamente, ao oitavo lugar da I Liga Portuguesa de Futebol, ao vencer em casa o Rio Ave por 2-1, com reviravolta, no encontro inaugural da 22.ª jornada da prova.
O venezuelano Jhonder Cádiz marcou, aos 17 e 66 minutos, os dois tentos dos anfitriões, enquanto o ganês Aziz faturou, aos 14, de penálti, para os forasteiros, que tiveram nova grande penalidade aos 90+2, falhada por Adrien Silva.
O Famalicão, que vinha de três jogos sem ganhar e tem um encontro em atraso, igualou os 26 pontos do Farense, que caiu para nono, enquanto o Rio Ave, depois de quatro rondas a pontuar, manteve-se com 21 pontos e pode cair do 13.º lugar.
“Foi uma vitória importante. Difícil. Até ao primeiro golo, o nosso jogo estava um pouco confuso. Sofremos o golo. Nesse momento ficou a ideia de que a equipa se podia desorganizar, ficar um bocado mais desconfiada, ficar ansiosa. Mas, não aconteceu, foi o oposto.
A equipa percebeu bem. Planeámos este jogo desta forma, acreditamos que podemos ganhar o jogo a jogar assim e foi isso que nós fizemos.
Não fizemos um jogo brilhante, mas é difícil fazer um jogo brilhante com uma equipa competitiva como o Rio Ave, e com muita capacidade e qualidade. No entanto, aquilo que fomos planeando durante a semana conseguimos introduzir no jogo. Os primeiros sinais foram muito positivos e os jogadores foram acreditando.
Felizmente, o golo do empate veio rapidamente. A equipa nunca demonstrou nervosismo, nunca demonstrou impaciência. E foi uma vitória muito difícil, feliz, merecida, não só pelo que fizemos hoje. Era muito importante ganharmos hoje.
A equipa não está traumatizada, hoje demonstrou que não está. Mas, tornava-se extremamente complicado gerir este tipo de situações. Consegue marcar e, por uma razão ou por outra, sofre um golo, ou de um lançamento lateral, ou um penálti…
Corríamos o risco de entrar aqui num processo um bocado traumático. Felizmente, o Luíz Júnior, mais uma vez, ajudou-nos nesse lance. E esperar que essas situações não voltem a acontecer”, disse – João Pedro Sousa treinador do Famalicão.
“Nós começámos bem o jogo, a ligar bem a jogada que dá origem à grande penalidade. A conseguir pressionar bem o Famalicão. Fizemos o 1-0.
Dentro de um jogo minimamente controlado, sofremos uma transição, o adversário saiu na profundidade, o cruzamento chegou ao Cádis, que fez o 1-1.
Portanto, um jogo logo muito aberto no início. Com bola cá, bola lá.
Um jogo demasiado partido. Podíamos ter tido mais capacidade de ter bola. Tentámos ao intervalo corrigir, mas a verdade é que, com bola, não estávamos tão esclarecidos como desejávamos.
E acaba por surgir um 2-1 numa situação de transição onde há uma perda de bola. O adversário com um cruzamento faz o 2-1. Penso que a partir daí deu muito mais Rio Ave.
O Famalicão baixa as linhas. Começámos a causar muitos problemas ao Famalicão. Tivemos várias oportunidades e ainda a grande penalidade para fazer a igualdade, que, na minha opinião, era merecida, pelo jogo que fizemos, mas não conseguimos concretizar.
Com a atitude de coragem que tivemos, temos todas as condições para pontuar brevemente no campeonato.
Na grande penalidade, havia duas opções, ou repetia o Aziz e se falhasse estávamos a falar do mesmo, porque é que não trocou? O Adrien foi um jogador que bateu na seleção nacional, bateu no Sporting sempre, é um jogador que está habituado a assumir a responsabilidade de bater. Era um momento importante. Ele acabou por pedir por bater. E tem a confiança também para o fazer. E acabou por desperdiçar. E quando nós não ganhamos a culpa é sempre do treinador. Não é do jogador, que fique bem claro”, disse Luís Freire, treinador do Rio Ave.