Última hora

Cinzas de vila-condense morta, desmembrada e decapitada no estrangeiro já estão em Portugal

17 Fevereiro 2024
Cinzas de vila-condense morta, desmembrada e decapitada no estrangeiro já estão em Portugal
Local
0

Os restos mortais de Diana Santos, emigrante vila-condense morta, desmembrada e decapitada na Alemanha, França e Luxemburgo, já estão em Portugal.
Mais de um ano depois de terem sido encontrados, em França e na Alemanha, e um mês depois de as autoridades luxemburguesas terem dado autorização de libertação, deixando a trasladação à responsabilidade da família, os restos mortais da vila-condense já foram trasladados do Luxemburgo para Portugal e a família pode, agora, avançar com as cerimónias fúnebres.
Fonte do Ministério Público de Diekirch, no Luxemburgo, confirmou, no final do mês de janeiro, que as autoridades luxemburguesas tinham libertado o corpo, deixando a trasladação à responsabilidade da família.
Na altura, os familiares de Diana Santos contaram que teriam de pagar entre 6 a 7 mil euros para a trasladação do corpo ou recorrer à contratação de um serviço funerário português para o ir buscar.
A Câmara de Vila do Conde dispôs-se a ajudar e a tratar de todas as burocracias para a trasladação de Diana Santos.
A família quer, agora, que os restos mortais de Diana Santos sejam sepultados em Vila do Conde, cidade onde vive a mãe e o filho.
Diana Santos foi morta, desmembrada e decapitada, em setembro de 2022 e os restos mortais foram encontrados, parte, em Mont-Saint-Martin, em França, e, outra parte, em Temmels, na Alemanha.
O principal suspeito do crime está preso, Said Banhakeia, um marroquino de 48 anos de idade, tio do homem com quem Diana Santos teria casado a troco de 20 mil euros, e o marido, Gibran Banhakeia, está em fuga.
As circunstâncias da morte de Diana Santos continuam envoltas em mistério e o marido, Gibran Banhakeia, continua desaparecido. Até ao momento, apenas um suspeito foi detido. Said Banhakeia, cidadão marroquino, de 48 anos de idade, está em prisão preventiva, na prisão de Schrassig, desde 6 de outubro de 2022, sendo considerado o principal suspeito do crime e acusado de homicídio com premeditação.