Última hora

Autarca de Viana do Castelo eleito presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

3 Fevereiro 2024
Autarca de Viana do Castelo eleito presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular
Política
0

O Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, foi esta sexta-feira eleito, por unanimidade, presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, uma associação que reúne municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A eleição decorreu na 32.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que se realizou em Vila Nova de Famalicão.
Luís Nobre sucede, assim, à ex-alcaidesa de Lugo, Lara Mendez, que em 2022 se tornou na primeira mulher a liderar o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.
Nos últimos tempos, a presidência do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi assumida pelo autarca de Braga, Ricardo Rio, depois de Lara Mendez ter renunciado ao cargo de alcaidesa de Lugo.
A Assembleia Geral desta sexta-feira ficou também marcada pela adesão de Fafe ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que assim passa a ser constituído por 42 municípios.
Foi ainda aprovado o orçamento do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular para 2024, num total de mais de quatro milhões de euros.
O novo presidente destacou como prioridade a aposta na ferrovia e nas infraestruturas aeroportuárias, designadamente a ligação por TGV entre Lisboa e a Galiza.
“Temos de estar atentos, para que se cumpram os calendários”, referiu Luís Nobre.
A propósito do TGV, o secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xóan Mao, disse que a política espanhola “não pode vir a alterar a opção de Portugal” de dar prioridade à linha Lisboa-Galiza.
“Portugal já estabeleceu, e muito bem, que a primeira vai ser com a Galiza”, frisou, criticando alegadas tentativas de ingerência espanhola nesta decisão.
Como outra prioridade para os próximos anos, Luís Nobre apontou a aposta na economia do mar.