Última hora

APDL relança concurso público para construção de centro inspetivo por 8,1 milhões de euros

29 Fevereiro 2024
APDL relança concurso público para construção de centro inspetivo por 8,1 milhões de euros
Local
0

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) relançou um concurso público de 8,1 milhões de euros para a construção de um novo centro inspetivo, que agregará várias valências atualmente dispersas.
Fonte oficial da APDL esclareceu que o concurso público para a empreitada do novo Centro Inspetivo do Porto de Leixões, inicialmente lançado em abril de 2022, passou por “um processo de cancelamento temporário tendo em vista assegurar a obtenção de comparticipação comunitária no âmbito do Portugal 2030”.
Decorridos quase dois anos do lançamento do anterior concurso, e havendo agora a possibilidade da APDL obter financiamento para a obra no âmbito do Programa para Ação Climática e Sustentabilidade, esta entidade “optou por lançar novo concurso público com data mais próxima do período em que a obra vai realmente ser executada, garantindo assim um maior número de interessados na execução da obra”.
De acordo com o anúncio do concurso publicado na segunda-feira em Diário da República (DR), a empreitada de execução do Centro Inspetivo do Porto de Leixões tem um valor base de 8.136.000 euros e um prazo de execução de 540 dias.
De acordo com a fonte da APDL, o novo centro inspetivo vai permitir a “libertação da área onde hoje se realizam as atividades inspetivas”, nomeadamente da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-N), e da Autoridade Tributária (AT).
“Esta obra duplica a capacidade de inspeção”, referiu fonte oficial, uma vez que “os serviços estavam dispersos” e a sua “localização não era a ideal”.
A mudança vai assim possibilitar “reduzir o constrangimento verificado na área de concessão do TCGL [Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões]” e “aumentar a produtividade da operação” deste concessionário.
Na operação geral do Porto de Leixões, será diminuído “o tempo de estadia em cais dos navios agro-alimentares”, os “custos operacionais para os operadores rodoviários e marítimos” e ainda “a emissão de gases com efeito de estufa”.
O novo centro inspetivo permitirá adicionalmente “reduzir o tempo de espera dos camiões”, proporcionando “maior fluidez” ao tráfego dentro do porto.
A infraestrutura será construída a leste do terminal portuário, já próximo a Guifões, mas na margem norte do rio Leça, junto à via de ligação interna ao Porto de Leixões (VILPL).