Última hora

Vereador da Câmara Municipal de Vila do Conde eleito em terceiro lugar suspende mandato

24 Janeiro 2024
Vereador da Câmara Municipal de Vila do Conde eleito em terceiro lugar suspende mandato
Local
0

A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, anunciou hoje que o vereador Mário Jorge Reis, eleito pelas listas do PS, partido que lidera o executivo, suspendeu o mandato, por um ano, devido a razões profissionais e pessoais.
“Mário Jorge Reis, prestigiado médico-cirurgião e vereador eleito pelo Partido Socialista, com funções exercidas em regime de não permanência, solicitou, nos termos da Lei, a suspensão por um ano do mandato de vereador, invocando razões exclusivamente de natureza profissional e pessoal”, partilhou a autarquia vila-condense, em comunicado.
No mesmo texto a autarquia explica que a decisão do vereador, que ocupou o terceiro lugar nas listas do PS em Vila do Conde nas eleições autárquicas de 2021, “foi naturalmente concertada com o Presidente da Câmara, Vítor Costa que compreendeu as razões invocadas”.
“Espera-se que Mário Jorge Reis, ainda antes do fim do prazo solicitado, possa retomar as suas funções, atendendo ao elevado grau de competência que lhe é reconhecido e às inegáveis condições que reúne para colaborar nas exigentes tarefas inerentes ao desenvolvimento de Vila do Conde”, acrescenta o comunicado.
Para ocupar a vaga no executivo, como vereadora, durante esta suspensão de mandato de Mário Jorge Reis, foi chamada Ana Catarina Monteiro, que era a sexta da lista do PS em Vila do Conde.
A nadadora olímpica, de 30 anos de idade, natural desta cidade do litoral norte, tinha recentemente desempenhado funções de comissária da candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude de 2026.
“É uma jovem com provas dadas na alta competição, que já defendeu o nosso país ao mais alto nível, e que sempre esteve muito dedicada e envolvida com Vila do Conde, nomeadamente na nossa candidatura a Capital Europeia da Juventude. Reconheço-lhe muita competência e confio que vai servir da melhor maneira o município”, disse o Presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa.