Última hora

Suspeitos de burla a idosos na rua em Vila do Conde, Matosinhos e Gaia em prisão domiciliária

22 Janeiro 2024
Suspeitos de burla a idosos na rua em Vila do Conde, Matosinhos e Gaia em prisão domiciliária
Local
0

Os dois homens que foram detidos na passada quinta-feira por crimes de burla qualificada, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, vão aguardar o desenrolar do processo em prisão domiciliária, informou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) esclareceu que os suspeitos, de 36 e 50 anos de idade, foram presentes no Tribunal Judicial do Porto, na passada sexta-feira, onde lhes foi aplicada a medida de coação de prisão domiciliária com vigilância eletrónica.
As medidas de coação “são medidas processuais que, condicionando a liberdade do arguido, visam garantir a contactabilidade do mesmo, a não repetição da atividade criminosa e a produção de certos efeitos processuais (p. ex., eficácia de comunicações, mesmo não pessoais).
As medidas de coação só podem ser impostas aos arguidos.
A aplicação de qualquer medida de coação deve ser proporcional e adequada à situação processual concreta.
As medidas de coação previstas na lei são: termo de identidade e residência; caução; obrigação de apresentação periódica; suspensão do exercício de funções, de profissão e de direitos; proibição de permanência, de ausência e contactos; obrigação de permanência na habitação e prisão preventiva.
Com exceção do termo de identidade e residência, as medidas de coação só podem ser aplicadas por um juiz”, pode ler-se no sítio da Internet do Ministério Público.
Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), os suspeitos, que já tinham estado envolvidos em mais quatro crimes de burla nos concelhos de Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, foram detidos em flagrante delito no âmbito de uma investigação por diversos crimes de burla, que durava há cerca de dois meses.
De acordo com a investigação, os suspeitos abordavam as vítimas vulneráveis em razão da idade, na via pública, conquistando a sua confiança através do diálogo, resultando posteriormente no furto de objetos em ouro e na fuga imediata, tendo as vítimas sido lesadas em mais de 53 mil euros.
“No seguimento da ação policial, foi possível recuperar um par de brincos em ouro com duas pérolas, de valor estimado de 150 euros, que, após o seu reconhecimento, foram entregues à sua legítima proprietária”, refere a GNR.