Última hora

Seis barras marítimas fechadas e três condicionadas no País devido à agitação marítima

13 Janeiro 2024
Seis barras marítimas fechadas e três condicionadas no País devido à agitação marítima
País
0

Seis barras marítimas estão fechadas à navegação no Continente e nos Açores e três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima, o que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar o distrito de Faro sob aviso amarelo.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (ANM), as barras do Portinho da Ericeira, no centro do país, e de Alvor e Lagos, na zona sul, estão hoje fechadas a toda a navegação, assim como as barras de Santa Cruz das Flores, das Lajes das Flores e de Porto da Casa, na ilha do Corvo, nos Açores.
Já as barras de Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão condicionadas: em Esposende, a barra está limitada a embarcações de calado superior a três metros e apenas entre três horas antes e até três horas após a preia-mar, enquanto em Vila do Conde as embarcações com calado superior a dois metros apenas podem praticar a barra entre duas horas antes e duas horas após a preia-mar.
Na Póvoa de Varzim, as embarcações de calado superior a dois metros devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar, sendo que a Autoridade Marítima Nacional (ANM) aconselha “especial cuidado” devido ao estado de assoreamento da barra.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Faro sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.
A costa sul do Algarve está sob aviso amarelo pelo menos até às 18:00 de hoje devido à previsão de ondas de sudeste com dois a 2,5 metros.
O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.