Última hora

Rio Ave Futebol Clube garante empréstimo do médio João Teixeira do Al-Markhiya do Qatar

27 Janeiro 2024
Rio Ave Futebol Clube garante empréstimo do médio João Teixeira do Al-Markhiya do Qatar
Desporto
0

O Rio Ave, da I Liga Portuguesa de Futebol, anunciou a contratação do médio português João Teixeira, que chega ao clube vila-condense por empréstimo do Al-Markhiya, do Qatar.
O centrocampista de características ofensivas, de 29 anos de idade, assinou um contrato válido até ao final da presente temporada, regressando ao futebol português depois de jogar o último meio ano no futebol do médio oriente.
“Aceitei este convite porque achei que devia voltar para Portugal para desfrutar mais do futebol. O Rio Ave abriu-me essa porta e é uma equipa que tem um estilo de jogo que me agrada. É um clube estável na I Liga e acredito que com a minha experiência e qualidade serei mais um para ajudar nos objetivos”, disse João Teixeira, em declarações aos meios do clube.
Além da recente experiência no Qatar, onde participou em 15 jogos, João Teixeira já representou o Nottingham Forest e Wolverhampton, de Inglaterra, tendo em Portugal, além da formação no Benfica, onde se chegou a estrear como sénior, passado por Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães e Desportivo de Chaves, onde jogou cinco épocas.
Antes desta contratação de João Teixeira, o Rio Ave já tinha recrutado, neste mercado de inverno, o defesa Hélder Sá (ex-Vitória de Guimarães), o médio Tanlongo (emprestado pelo Sporting), e promovido o regresso do avançado Abdul-Aziz Yakubu, que esteve um ano cedido cedido ao Wuhan Three Towns, da China.
O Rio Ave esteve proibido de inscrever futebolistas nos dois últimos períodos de transferências, devido ao caso Fabrice Olinga, mas, ultrapassada a proibição imposta pela FIFA, já está a receber reforços na atual reabertura de mercado.
Em causa esteve a contratação do jogador camaronês Fabrice Olinga, em 2021, em que o avançado, segundo o Rio Ave, se apresentou como “atleta livre, sem vínculo contratual desde junho do mesmo ano, depois de se ter desvinculado do clube belga Mouscron”, mas, consumada essa contratação, em 21 dezembro de 2021, o emblema vilacondense recebeu uma “comunicação do Raja [Casablanca] Club Athletic, dando conta de um pretenso pré-acordo entre o jogador e o clube marroquino”.
Entretanto, o jogador Fabrice Olinga já não é atleta do clube, e depois de ter feito apenas seis jogos pela equipa principal do Rio Ave, chegou a acordo para uma rescisão amigável, em setembro de 2022.