Última hora

Presidente do Rio Ave Alexandria Cruz garante reforços para o treinador ‘centenário’ Luís Freire

10 Janeiro 2024
Presidente do Rio Ave Alexandria Cruz garante reforços para o treinador ‘centenário’ Luís Freire
Desporto
0

A presidente do Rio Ave garantiu hoje que a equipa da I Liga Portuguesa de Futebol irá receber reforços na atual reabertura de mercado, depois de ultrapassada a proibição imposta pela FIFA de inscrever futebolistas nos dois últimos períodos de transferências, devido ao caso Fabrice Olinga.
Em causa esteve a contratação do jogador camaronês Fabrice Olinga, em 2021, em que o avançado, segundo o Rio Ave, se apresentou como “atleta livre, sem vínculo contratual desde junho do mesmo ano, depois de se ter desvinculado do clube belga Mouscron”, mas, consumada essa contratação, em 21 dezembro de 2021, o emblema vilacondense recebeu uma “comunicação do Raja [Casablanca] Club Athletic, dando conta de um pretenso pré-acordo entre o jogador e o clube marroquino”.
Entretanto, o jogador Fabrice Olinga já não é atleta do clube, e depois de ter feito apenas seis jogos pela equipa principal do Rio Ave, chegou a acordo para uma rescisão amigável, em setembro de 2022.
Alexandria Cruz deixou a promessa numa cerimónia de reconhecimento ao treinador Luís Freire, que na última jornada do campeonato, na vitória sobre o Portimonense (2-0), completou 100 jogos ao serviço do emblema vila-condense.
“Apesar de termos passado por tempos difíceis, com 16 meses sem poder contratar jogadores, sempre disse que o Luís Freire era o meu treinador e tinha a minha confiança absoluta. Ele merece ter um novo Rio Ave, com uma equipa reforçada, é isso que vamos fazer neste mercado de janeiro”, garantiu a dirigente.
A presidente do clube da foz do Ave vincou “a grande empatia e boa relação” que tem com Luís Freire, falando num treinador de futuro “que olha sempre para a solução e não para o problema”.
Já o técnico, que está no Arcos desde 2021, cumprindo a terceira época no clube, tendo conseguido uma subida à I Liga e a posterior manutenção, além de um título de campeão da II Liga, mostrou-se “orgulhoso” por ter conseguido a marca de uma centena de jogos pelo Rio Ave.
“Temos vindo a superar muitos obstáculos, mas é uma honra partilhar estes 100 jogos com todos no clube que sempre me deram estabilidade. O importante é continuarmos a fazer mais, nomeadamente esta época, em que temos de manter os níveis de superação”, disse Luís Freire.
Para assinalar o momento, o clube ofereceu ao técnico uma ilustração digital personalizada e uma camisola evocativa da centena de partidas ao serviço do Rio Ave.