Última hora

Presidente da Câmara de Vila do Conde revoga funções a vice-presidente candidata pelo PS

29 Janeiro 2024
Presidente da Câmara de Vila do Conde revoga funções a vice-presidente candidata pelo PS
Política
0

O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, no distrito do Porto, vai revogar o despacho em que atribuiu funções de Vice-presidente a Sara Lobão, uma vez que a vereadora integra as listas do PS para as próximas eleições legislativas.
Segundo Vítor Costa, trata-se apenas uma medida para “cumprir os formalismos da Lei”, pois apesar de Sara Lobão não ter de suspender o mandato por integrar as listas do PS, também não pode substituir o Presidente de Câmara sendo candidata.
“Continuará a desempenhar funções nos pelouros que tem atribuídos até ao limite que a Lei permitir, mas não me pode substituir nos momentos de ausência ou doença. Mantemos todo a confiança no trabalho que continuará a desenvolver”, disse o autarca vila-condense.
Sara Lobão integra as listas do PS no distrito do Porto, no 17.º lugar, uma posição que é considerável elegível para funções de deputada na Assembleia da República, o que pode significar uma alteração no executivo camarário vila-condense.
“Estou muito satisfeito por este reconhecimento que o PS deu à Sara Lobão. Significa que fez um percurso suficientemente forte em Vila do Conde. Se tiver de haver alterações no executivo, a nossa lista tem pessoas capazes e competentes, que me deixa sossegado para o trabalho da autarquia”, disse Vítor Costa.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde afirmou que, por enquanto, não vai indicar um nome no executivo para assumir as funções de Vice-presidente, esperando pelo desfecho das eleições legislativas de 10 de março.
“Seria deselegante fazer referência a quem a pode substituir no cargo de Vice-presidente, pois apesar de esperar que o PS vença as eleições com uma margem folgada, e que a Sara Lobão seja eleita para deputada, é algo que pode não acontecer, fazendo com que ela se mantenha em funções na Câmara de Vila do Conde”.
Recorde-se que na semana passada, o executivo camarário da Câmara Municipal de Vila do Conde, liderado pelo socialista Vítor Costa, teve uma alteração com a suspensão de mandato, por um ano, do vereador Mário Jorge Reis, que alegou “motivos pessoais e profissionais” para decisão.
Para o substituir foi chamada a número seis da lista do PS, Ana Catarina Monteiro, nadadora olímpica, de 30 anos de idade, que vai assumir, pelo menos, o pelouro da Juventude.
“É uma mulher muito ligada à nossa comunidade, que percebe bem os anseios da nossa juventude, mas tem um percurso social e académico que lhe permite ter competências e qualidades para fazer um grande trabalho no executivo”, concluiu Vítor Costa.
Nas legislativas de 2022, o PS conquistou no distrito do Porto 42,53% dos votos, elegendo 19 deputados. Já o PSD captou 32,3% e elegeu 14 deputados. Seguiram-se o IL com 5,11% (dois deputados), o BE com 4,78% (dois deputados), o Chega com 4,37% (dois deputados) e a CDU com 3,28% (um deputado).