Última hora

Praticantes de kayak insuflável em dificuldade resgatados do rio Ave em Vila do Conde

1 Janeiro 2024
Praticantes de kayak insuflável em dificuldade resgatados do rio Ave em Vila do Conde
Local
0

Dois praticantes de kayak insuflável, um homem e uma mulher, de aparentes 50 anos de idade, foram resgatados, ao final da tarde desta segunda-feira, primeiro dia do ano de 2024, do rio Ave, perto do açude a norte da ponte que liga Vila do Conde à freguesia de Azurara, junto ao Largo Meia Laranja, no sopé do Convento de Santa Clara, por estarem em dificuldades em sair da água.
Os dois praticantes de kayak insuflável estavam em dificuldades para sair da água do rio Ave, tendo o alerta sido dado para as autoridades por transeuntes e enviados para o local do incidente a equipa da viatura 4×4 do Serviço Anual de Assistência a Banhistas (SAAB) d’Os Golfinhos e elementos dos Bombeiros de Vila do Conde.
Durante a operação de resgate dos dois praticantes de kayak insuflável, os nadadores-salvadores e os Bombeiros de Vila do Conde utilizaram uma corda de salvamento para chegar às vítimas que se encontravam na embarcação, conseguindo recuperar as mesmas para a margem, tendo um dos nadadores-salvadores chegado mesmo a entrar na água para auxiliar a puxar a embarcação e retirar uma das pessoas.
A sociedade também participou no resgate dos desportistas do rio Ave, nomeadamente através da empresa Azurara Parque Aventura e do seu proprietário, Joaquim Silva, que facultou a corda específica de salvamento e os meios necessários para o sucesso da operação.
Depois do resgate, as vítimas, com sinais de hipotermia, foram evacuadas pelos Bombeiros de Vila do Conde e acompanhadas pela equipa do Serviço Anual de Assistência a Banhistas (SAAB) e pela Polícia Marítima.
O Serviço Anual de Assistência a Banhistas (SAAB) é um projeto pioneiro d’Os Golfinhos, associação de nadadores-salvadores, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila do Conde, que entrou em vigor em março de 2023 e que disponibiliza assistência balnear durante todo o período fora da época balnear.
O projeto Serviço Anual de Assistência a Banhistas (SAAB) é assegurado por nadadores-salvadores, apoiados por duas viaturas, uma no centro urbano e outra na praia de Azurara.
O projeto Serviço Anual de Assistência a Banhistas (SAAB) visa prestar socorro a qualquer incidente que ocorra nas praias ou nas orlas costeira e ribeirinha durante todo o ano.