Última hora

Futuro do Jornal de Notícias reúne no Porto figuras da política, da universidade e da cultura

6 Janeiro 2024
Futuro do Jornal de Notícias reúne no Porto figuras da política, da universidade e da cultura
Local
0

Personalidades da vida política, universitária e cultural reúnem-se na segunda-feira, no Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, para tentar viabilizar o Jornal de Notícias, revelou o presidente Gouveia Santos.
Organizado pelo Grupo dos 24 do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, o evento terá intervenções do historiador e antigo jornalista do Jornal de Notícias (JN), Germano Silva, do antigo diretor do Jornal de Notícias (JN) Manuel Tavares e também da antiga jornalista daquele diário portuense Cristina Azevedo, avançam em comunicado os promotores.
Para além de Gouveia Santos, está prevista a intervenção dos presidentes das câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Gondomar, Vila Nova de Famalicão e Matosinhos, acrescenta a nota de imprensa.
Em 6 de dezembro de 2023, em comunicado interno, a Comissão Executiva da Global Media Group, liderada por José Paulo Fafe, anunciou que iria negociar com caráter de urgência rescisões com 150 a 200 trabalhadores e avançar com uma reestruturação, que disse ser necessária para evitar “a mais do que previsível falência do grupo”.
Empenhado em “arranjar condições” para o debate, Gouveia Santos pretende reunir “pessoas com responsabilidade e com capacidade para intervir neste processo e que tenham em consideração a importância que o Jornal de Notícias tem para o Porto, para o Norte, para o País”.
Questionado sobre se a reunião servirá para burilar alguma solução que esteja a ser preparada, afirmou que não, que desconhece “a existência de algum caminho que esteja a ser traçado”.
“O que sabemos, pelo contrário, é que não há solução no horizonte e queremos abrir a possibilidade a alguém ou alguma entidade de poder avançar com ideias, com possibilidade de êxito para que o JN continue a ser um jornal de referência, um órgão de comunicação social fundamental, como são também o Diário de Notícias, a TSF e o Jogo”, sintetizou o dirigente do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto.
Centrando esforços na salvação do Jornal de Notícias (JN), assinalou que o periódico diário “faz parte da história de instituições” como a que preside, revelando terem sido feitos “convites institucionais e privados” para o encontro que decorrerá a partir das 21:00 no Auditório Arnaldo Trindade, nas instalações do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto.
“Temos confirmação da presença de muita gente, pessoas ligadas às autarquias, universidade e da cultura, como o Pedro Abrunhosa e o Rui Reininho, sendo possível que também possa estar representado o mundo empresarial”, admitiu Gouveia Santos.
Manifestando-se convicto de “que alguma coisa de muito positivo vai sair desta reunião”, o líder do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto alertou que “seria muito mau para o País e para a Cidade que o JN terminasse a sua existência”.
O programa de rescisões na Global Media termina na quarta-feira, dia para o qual também foi convocada uma greve dos trabalhadores do grupo.
A greve foi aprovada conjuntamente pelas redações do Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN), TSF e O Jogo, em 29 de dezembro, depois de a administração do grupo ter informado os trabalhadores de que não tinha condições para pagar os salários referentes a dezembro.