Última hora

Câmara da Póvoa de Varzim quer duplicar área de Zona Industrial de Laúndos e atrair investimentos

30 Janeiro 2024
Câmara da Póvoa de Varzim quer duplicar área de Zona Industrial de Laúndos e atrair investimentos
Economia
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, pretende duplicar a área da Zona Industrial de Laúndos, na parte norte do concelho, para atrair mais investimento e empresas.
A medida está contemplada na segunda fase do Plano de Pormenor para o local, que está em período de discussão pública durante 30 dias e que contempla a expansão desta zona industrial em 48 hectares.
“A primeira fase do plano já está esgotada e esta segunda fase vai permitir darmos resposta às solicitações de vários investidores que querem estabelecer as suas indústrias na Póvoa de Varzim. Temos tido muita procura”, revelou o Presidente da Câmara, Aires Pereira.
O autarca acredita que, com esta expansão da zona industrial, haverá “mais emprego e riqueza” na Póvoa de Varzim, considerando que esta segunda fase se irá “modelar melhor” às necessidades das empresas.
“A experiência que tivemos nesta zona industrial nos últimos 30 anos diz-nos que as indústrias e os investimentos não se compatibilizam com os módulos existentes. Queremos que este novo plano não seja tão rígido e que se adapte às necessidades das empresas, sejam elas grandes ou pequenas”, completou Aires Pereira.
O Presidente de Câmara garantiu que continuará a haver “regras nas tipologias de construção, índices de ocupação, arruamentos e infraestruturas”, mas vincou que esta segunda fase “adequará o modelo às necessidades”.
“No passado já perdemos investimentos por o modelo ser demasiado rígido. Agora contemplamos diferentes tipologias de terreno, que respondam aos pedidos, mas também que antecipem as diferentes perspetivas de crescimento. É um plano que se adapta aos investimentos, contribuindo para a criação de mais postos de trabalho”, assinalou Aires Pereira.
A Zona Industrial de Laúndos, situada na parte norte do concelho da Póvoa de Varzim, acolhe, atualmente, cerca de três dezenas de empresas, grande parte com vocação exportadora, que dão emprego a mais de 700 pessoas.