Última hora

Vila do Conde é uma Cidade Encantada de Natal

3 Dezembro 2023
Vila do Conde é uma Cidade Encantada de Natal
Local
0

Vila do Conde inaugurou a programação de Natal no passado dia 1 de dezembro, com a abertura dos Mercados de Natal, no Jardim da Avenida Júlio Graça e junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, uma novidade que integra o programa deste ano.
A ligação das iluminações decorativas foi às 18 horas de 1 de dezembro, sendo antecedida por uma Parada de Natal que percorreu as ruas de Vila do Conde e terminou com a chegada do Pai Natal ao Mercado de Natal na Avenida Júlio Graça.
Segundo a Câmara Municipal de Vila do Conde, “as iniciativas vão ao encontro de todos os públicos e idades, destacando-se a música, a animação de rua, as decorações luminosas, os mercadinhos e propostas lúdicas para os mais novos. Entre dezembro e as duas primeiras semanas de janeiro, irão decorrer várias propostas nos equipamentos municipais, nas freguesias e no espaço público da cidade”.
No Mercado de Natal dos Jardins da Avenida Júlio Graça, há animação com uma mini roda elétrica, um carrossel mágico, um comboio de carris e uma rampa tubbing com bolas. Também o Mercado junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, conta com um carrossel noble e um comboio de carris bosque, animações que se juntam aos expositores de produtos alimentares, artesanato e outras propostas.
No dia 17 de dezembro, o Mercado Municipal acolhe, das 10:00H às 18:00H, a Feira de Velharias, Coleções e Alfarrábios – Edições de Natal.
A música estará presente em todo o concelho de Vila do Conde com os Concertos de Natal nas freguesias pela formação Aquaeductus Ensemble, até janeiro.
No Auditório Municipal, até 30 de dezembro, é possível apreciar Presépios de Portugal, numa exposição e venda, onde estarão os presépios mais tradicionais e inovadores, característicos de várias zonas de Portugal e de vários artesãos.
Por sua vez, a Biblioteca Municipal promove o Passatempo: “Natal na companhia dos livros” até dia 22 de dezembro e, ainda, diversas sessões da “Hora do Conto”, e atividades de férias, onde o Natal será protagonista.
Destinado às famílias, também o Centro de Memória terá várias oficinas a decorrer entre o dia 17 e o dia 22 de dezembro.
Vila do Conde vai dar as boas vindas ao Ano Novo na Praça da República, a partir das 22:30H do dia 31 de dezembro, com uma tenda aquecida, Djs e Live Act. A contagem decrescente para a meia noite vai culminar com uma sessão de fogo-de-artifício.
Já no novo ano, no dia 6 de janeiro, às 17:00H, o Teatro Municipal apresenta o Concerto de Ano Novo – Gala de Ópera, pela Orquestra do Norte, sob direção do Maestro José Eduardo Gomes e a participação da soprano Sílvia Sequeira.
A programação de Natal de Vila do Conde encerra com o tradicional espetáculo de Cantares de Janeiras no Teatro Municipal, no dia 13 de janeiro, às 14:30H.