Última hora

Urgências do SNS com limitações no Norte do País

25 Dezembro 2023
Urgências do SNS com limitações no Norte do País
País
0

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ter esta semana 38 unidades com urgências a funcionar com limitações, de acordo com o plano de reorganização da rede divulgado no sábado à noite pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Numa mensagem de Natal publicada nas redes sociais, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu as dificuldades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas manifestou-se confiante, referindo que, “graças à dedicação e competência dos seus profissionais”, o SNS é um porto seguro.
O Ministro da Saúde agradeceu aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e às diferentes instituições do Ministério da Saúde que vão passar o Natal a trabalhar para “garantir que aqueles que necessitarem de cuidados de saúde têm no SNS uma resposta à medida das suas necessidades”.
A urgência de ortopedia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, vai ter constrangimentos na noite de 24 e de 25, 28 e 30, sendo os doentes enviados para o Hospital Santo António, no Porto.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Chaves, vai ter dificuldades, durante toda a semana, nas urgências de pediatria e ortopedia.
Na pediatria, os doentes serão reencaminhados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro de Vila Real e ortopedia para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro de Vila Real e para o Hospital Santo António.
A urgência de cirurgia geral do Hospital de Mirandela vai ter dificuldades durante toda a semana e referencia para o Hospital de Bragança.
O serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga vai ter constrangimentos nos dias 24, 25, 27 e 29, sendo os doentes enviados para a Unidade Hospitalar de Famalicão, para o Hospital de Guimarães, para a Unidade Hospitalar de Viana do Castelo e para o Hospital São João, no Porto.
O serviço de cirurgia geral do Hospital de Braga vai também ter dificuldades, mas durante toda a semana, sendo os doentes encaminhados para o Hospital São João.
Na Unidade Hospitalar de Viana do Castelo estão previstos constrangimentos na ginecologia/obstetrícia nos dias de Natal e os doentes serão encaminhados para a Unidade Hospitalar de Famalicão, o Hospital de Guimarães e o Hospital São João.
Em Viana do Castelo, há também limitações na cirurgia geral nos dias 24, 25, 29 e 30, sendo também esperados constrangimentos nas noites de terça, quarta e quinta-feira e os doentes encaminhados para o Hospital de São João.
Os constrangimentos no Hospital de Viana ocorrem igualmente nos casos da Via Verde AVC e da medicina interna, dias 24 e 25 e 30, bem como na noite de sexta-feira.
Já o serviço de urgência básica do Centro de Saúde de Monção terá constrangimentos esta noite, sendo os doentes enviados para a Unidade Hospitalar de Ponte de Lima e de Viana.
Na Unidade Hospitalar de Famalicão vão existir dificuldades na medicina interna nos dias de Natal. Neste período estão também previstas limitações na cirurgia geral, que se prolongam na noite de segunda-feira e durante o dia 30. Os doentes são enviados para o Hospital São João.
No Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, a cirurgia geral estará sempre condicionada (Hospital de referência é o São João, no Porto). Para Braga vão os utentes de pediatria e ortopedia durante todas as noites desta semana.
Na Unidade Local de Matosinhos está condicionada a cirurgia geral nos dias de Natal, 27, 29 e 30, sendo o Hospital São João a referência.
Também o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde regista constrangimentos na cirurgia geral e ortopedia durante todas das noites desta semana. Durante o dia de hoje há também constrangimentos na cirurgia geral. Os doentes serão enviados para o Porto, para o Hospital São João.
Ainda a Norte, em Penafiel, a pediatria e cirurgia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa contam com limitações, no caso da primeira hoje, segunda-feira e dia 30 (referência São João, Porto) e no da segunda todos os dias da semana (referência Santo António).
Em Santa Maria da Feira, no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga há limitações durante a noite de hoje na pediatria e a referência é o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
O Hospital de São João da Madeira não conta com o serviço de urgência básica durante a noite de hoje, bem como durante todo o dia de segunda-feira, podendo recorrer-se ao Serviço de Urgência Médico-cirúrgica de Santa Maria da Feira.