Última hora

Rio Ave ‘minimiza estragos’ arrancando empate a uma bola frente ao Vizela em Vila do Conde

18 Dezembro 2023
Rio Ave ‘minimiza estragos’ arrancando empate a uma bola frente ao Vizela em Vila do Conde
Desporto
0

Rio Ave e Vizela empataram 1-1, em partida da 14.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, de toada dividida, em que os vila-condenses conseguiram minimizar ‘estragos’ perante um adversário que se tinha colocado em vantagem com um golo artístico.
Num jogo que só ganhou emoção no segundo tempo, os minhotos inauguraram o marcador aos 55 minutos, num remate acrobático de Essende, mas o Rio Ave respondeu, aos 72 minutos, com um tento de Boateng, tendo, pouco depois, o Vizela ficado reduzido a 10 unidades, com a expulsão de Matías Lacava.
Com este resultado, o Rio Ave, que somou o quinto jogo sem perder, e o quarto empate seguido, segue, à condição, no 15.º lugar, com 12 pontos.
Já o Vizela, que não vence há quatro jornadas, deixou, também à condição, o último lugar da classificação, subindo para o 16.º posto, agora com 11 pontos.
A necessidade das duas equipas em pontuar tolheu-lhes a audácia na fase inicial da partida, precipitando um futebol desinteressante, muito preso no meio campo, e com parcas aproximações às balizas.
Nessa toada inconsequente, os vizelenses tentavam aproveitar os erros dos locais, e numa dessas ocasiões, aos 24 minutos, esboçaram um primeiro remate enquadrado com a baliza, num tiro de Alex Méndez, para defesa apertada de Jhonathan.
O Rio Ave sentia mais dificuldades na definição final dos seus ataques, expondo-se, depois, com passes falhados, aos contragolpes dos minhotos, que chegaram a marcar, por Essende, com o lance a ser invalidado por fora de jogo do atacante do Vizela.
Os vila-condenses só depois da meia hora conseguiram o seu primeiro remate perigoso, num forte pontapé de Amine, que falhou o alvo por pouco, numa iniciativa imitada, pouco depois, por Boateng, também sem a melhor pontaria.
Pelo meio, Essende voltou a destacar-se pelos minhotos, forçando o guardião contrário a uma defesa a dois tempos, para segurar o nulo que se registou ao intervalo.
O regresso do descanso devolveu uma partida mais dinâmica, e com Vizela a mostrar eficácia, e com ‘nota artística’, logo aos 55 minutos, inaugurando o marcador num remate acrobático de Essende, após cruzamento de Tomás Silva.
O tento sofrido mereceu uma reação pronta do técnico do Rio Ave, que de uma só vez lançou três jogadores – Hernâni, João Graça e o Leonardo Ruiz – no jogo, dando tração mais ofensiva à equipa.
O conjunto da foz do Ave passou então a jogar mais perto da baliza dos minhotos, e, fruto da insistência, conseguiu resgatar o empate, aos 72 minutos, num cabeceamento de Boateng, assistido por Costinha.
As contrariedades para o Vizela não se ficaram por aqui, porque aos 74 minutos, Matías Lacava viu o segundo cartão amarelo e recebeu ordem de expulsão, deixando a equipa com 10 elementos e condicionada para tentar a recuperação.
Apesar da superioridade numérica, o Rio Ave não conseguiu dar sequência à toada de recuperação, e, perante um Vizela que não perdeu coesão, só ameaçou a reviravolta nos descontos, com um par de iniciativas de Leonardo Ruiz, que o guardião Buntic travou com boas defesas, impondo o 1-1 final.