Última hora

Rio Ave cede empate amargo frente ao Estrela da Amadora com autogolo em Vila do Conde

2 Dezembro 2023
Rio Ave cede empate amargo frente ao Estrela da Amadora com autogolo em Vila do Conde
Desporto
0

Rio Ave e Estrela da Amadora empataram hoje 1-1, em jogo da 12.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, que só ganhou emoção nos últimos minutos, quando surgiram os golos, ambos marcados por jogadores dos nortenhos.
Aderllan Santos inaugurou o marcador para os vila-condenses aos 81 minutos, premiando o maior pendor ofensivo da equipa, mas aos 86, o outro central do Rio Ave, Josué Sá, desviou para a própria baliza um cruzamento de Jean Felipe, que impôs o empate.
Com este resultado, o Rio Ave, que somou o terceiro jogo seguido sem perder, continua no 16.º lugar, em posição de play-off de manutenção, com 10 pontos.
Já o Estrela da Amadora quebra uma série de três derrotas seguidas (duas para o campeonato e outra para a Taça de Portugal), e fica, à condição, no 11.º posto, agora com 12 pontos.
A equipa da região de Lisboa, que vinha da eliminação na Taça frente ao Vizela, até entrou com audácia na partida, e logo no minuto inicial deixou um aviso aos locais, num remate de longe de João Reis, que saiu um pouco ao lado.
Os vila-condenses demoraram um pouco a estabilizar no jogo, mas, paulatinamente, foram ganhando maior presença na área contrária, deixando também uma ameaça num ‘tiro’ de André Pereira, em posição frontal, mas que foi desviado por um adversário.
As equipas entraram, depois, numa fase de menor fulgor futebolístico, com o Rio Ave a conseguir mais aproximações à baliza contrária, mas a ser pouco efetivo na definição, tal como o Estrela, que tentava responder em contra-ataque.
Os amadorenses ainda tiveram uma hipótese, num livre direto de Vitó, que saiu um pouco por cima da baliza dos nortenhos, e os vila-condenses queixaram-se, pouco depois, de uma grande penalidade não assinalada, após um desvio com o braço de Erivaldo Almeida a um cabeceamento de Boateng, que manteve o ‘nulo’ até ao intervalo.
O tempo de descanso não trouxe grandes melhorias na qualidade futebolística de ambos conjuntos, mas foi o Rio Ave a iniciar a segunda metade com uma oportunidade, num desvio Boateng travado pelo guardião Wagner.
A equipa da foz do Ave continuou a ter maior ‘tração’ ofensiva, e com boas situações de golo, em remates de Fábio Ronaldo, Zé Manuel e Hernâni, mas que foram pecando na pontaria ou sendo travados pelo guarda-redes Wagner.
Já o conjunto da Amadora centrava as suas ações a defender-se, e só aos 78 minutos conseguiu o seu primeiro remate nesta etapa complementar, por André Luiz, por cima.
As maiores emoções estavam, no entanto, reservadas para a ponta final, com o Rio Ave a inaugurar o marcador, aos 81 minutos, num desvio de cabeça de Aderllan Santos, após cruzamento de Hernâni, que, apesar de inicialmente ser anulado por fora de jogo, foi posteriormente validado pelo VAR.
O momento de euforia que se viveu no Estádio do Arcos não durou muito, porque aos 86 minutos, o central do Rio Ave Josué Sá desviou para a própria baliza um cruzamento de Jean Felipe, restabelecendo o empate.
As duas equipas tentaram algo mais nos minutos finais, mas já sem discernimento para alterar o 1-1 final.