Última hora

Guarda Nacional Republicana apreende 1.524 quilos de amêijoa-japonesa no Grande Porto

8 Dezembro 2023
Guarda Nacional Republicana apreende 1.524 quilos de amêijoa-japonesa no Grande Porto
Local
0

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na passada segunda-feira, durante uma ação de fiscalização no Grande Porto, 1.524 quilos de amêijoa-japonesa, num valor de 13.716 euros, adiantou aquela força policial.
Em comunicado enviado às redações dos meios de comunicação social, a Guarda Nacional Republicana (GNR) explicou que a apreensão aconteceu no âmbito de uma fiscalização dirigida ao transporte de pescado fresco e de moluscos bivalves.
A ação foi levada a cabo pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos.
Os militares fiscalizaram um veículo de mercadorias que transportava amêijoa-japonesa, “com documentação não coincidente com a mercadoria e que não permitia identificar a sua origem e rastreabilidade, o que pode constituir um perigo para a saúde pública”, descreve a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Em causa está uma infração punível com coima que pode ascender aos 1.500 euros.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) acrescenta que amêijoa-japonesa apreendida, com o valor estimado de 13.716 euros, foi encaminhada para destruição, por estar imprópria para consumo humano, depois de a mercadoria ter sido alvo de inspeção higiossanitária por parte de médico veterinário da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
No âmbito desta ação, foi ainda identificado um homem de 36 anos de idade.
Na nota, a Guarda Nacional Republicana (GNR) relembra que “a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública”.