Última hora

Arouca recupera desvantagem de dois golos e empata na receção ao Rio Ave

11 Dezembro 2023
Arouca recupera desvantagem de dois golos e empata na receção ao Rio Ave
Desporto
0

O Arouca recuperou este domingo de uma desvantagem de dois golos e empatou 2-2 frente ao Rio Ave, para a 13.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, resultado que permite aos ‘lobos’ saírem da última posição isolada.
Na deslocação a Arouca, os vila-condenses estiveram em vantagem, através dos golos de Aderllan Santos (cinco minutos) e Emmanuel Boateng (29), mas decresceram em qualidade exibicional no segundo tempo e permitiram a recuperação arouquense, por Cristo González (50) e Jason Remeseiro (62).
Com este resultado, os arouquenses ocupam provisoriamente o 16.º posto, com 10 pontos, enquanto o emblema da foz do Ave é 14.º, com 11.
Desde a chegada do novo treinador, o Arouca conseguiu duas vitórias, ambas ao Boavista, em outras tantas partidas, a última das quais uma goleada (4-0) no Estádio do Bessa, com a substituição forçada de Bogdan Milovanov, por suspensão, a ser a única alteração de Daniel Sousa no ‘onze’ para a receção ao Rio Ave.
Por sua vez, os vila-condenses vinham da melhor sequência de resultados da época – uma vitória e dois empates nos três embates anteriores -, que permitia à formação de Luís Freire chegar à partida com uma vantagem de um ponto face aos arouquenses.
Logo aos cinco minutos, o Rio Ave conseguiu chegar à vantagem no marcador, na sequência de um pontapé de canto, em que a bola bate caprichosamente nas costas de Boateng, isolando Aderllan Santos, que rematou assertivamente, sem hipóteses para Arruabarrena.
O tento madrugador dos visitantes acabou por desestabilizar o conjunto da Serra da Freita, que se mostrava inseguro, sobretudo no capítulo defensivo, e Joca, ao minuto 16, isolou-se pelo corredor direito, mas o seu forte remate esbarrou numa intervenção atenta do guardião do Arouca.
Com 29 minutos jogados, a formação de Vila do Conde materializou o seu ascendente no encontro, num lance em que uma perda de bola por Javi Montero, em zona comprometedora, permitiu a Joca assistir Boateng, para o avançado ganês contornar o guarda-redes e encostar para o 2-0.
A primeira ocasião flagrante para os caseiros surgiu por Rafa Mújica, aos 41, que recebeu o cruzamento de Tiago Esgaio e rematou por cima em posição muito privilegiada, mas o remate descalibrado determinou a diferença de dois golos ao intervalo.
O segundo tempo foi de toada oposta, apesar de uma primeira ameaça por Boateng, que, num grande ‘disparo’, viu a bola embater com aparato na trave, logo aos 48.
Dois minutos depois, Cristo González marcou para o Arouca, com um toque subtil no ‘coração’ da área, após uma excelente jogada protagonizada por Morlaye Sylla.
Aos 62, os ‘lobos’ acabariam mesmo por chegar à igualdade, numa grande ofensiva de envolvimento coletivo, com particular destaque para o passe em rotura de Cristo a isolar Morlaye Sylla, que, perante o guardião Jhonatan Luiz, tocou a bola para Jason Remeseiro finalizar de baliza aberta.
Até ao final, o conjunto da casa, intensamente galvanizado pelo seu público, tornou-se bastante agressivo na procura do golo da reviravolta, com Mujica a permitir uma dupla intervenção ao guarda-redes dos vila-condenses, aos 77, naquela que foi a melhor oportunidade para os ‘canarinhos’, mas a igualdade manteve-se.