Última hora

Sócios do Rio Ave aprovam criação de SAD com investimento de 20,5 Milhões de Euros

19 Novembro 2023
Sócios do Rio Ave aprovam criação de SAD com investimento de 20,5 Milhões de Euros
Desporto
0

Os sócios do Rio Ave, clube da I Liga Portuguesa de Futebol, aprovaram, hoje, em assembleia geral, a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) e a entrada de um investidor externo, que propõe injetar 20,5 milhões de euros.
Na mais participada reunião magna do emblema vila-condense de sempre, que contou com a presença de 596 associados, o ponto relativo à conversão da atual Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) para uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) foi aprovado com 555 votos a favor, 20 abstenções e 21 votos contra.
Também por larga maioria foi ratificado o ponto relativo à transmissão do capital social da futura SAD para um investidor externo e a autorização para que a atual direção do clube adote os atos necessários para execução das medidas aprovadas.
Segundo divulgou Alexandrina Cruz, presidente do emblema vila-condense, existe uma proposta do empresário grego Evangelos Marinakis, de 56 anos, dono dos clubes Olympiacos, da Grécia, e Nothingham Forest, de Inglaterra, para assumir 80% do capital social da futura Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Rio Ave, a troco de um investimento inicial de 20,5 milhões de euros.
Esse dinheiro, que será injetado faseadamente no clube, até junho de 2024, servirá para equilibrar a situação financeira do Rio Ave e para fazer face aos compromissos do que resta da atual época desportiva.
Segundo a dirigente, o projeto de Evangelos Marinakis pretende colocar o Rio Ave num patamar de competições europeias, com investimento no plantel sénior e também nas infraestruturas do clube.
“Um investimento destes terá de se prolongar em pelo menos 30 anos, para alavancar o negócio e justificar o montante injetado. Os 20,5 milhões dizem respeito a 80% do capital social da SAD, mas, além desse valor, haverá ainda um investimento no reforço do plantel, começando já em janeiro, e também nas infraestruturas, que ficarão sempre na posse do clube”, explicou Alexandrina Cruz, no final da sessão.
A presidente do Rio Ave mostrou “grande satisfação” pela participação dos associados na assembleia geral e “pela confiança demonstrada à proposta da direção e na credibilidade do projeto de Evangelos Marinakis”.
Alexandrina Cruz considerou que o Rio Ave “teve a sorte de, num momento tão difícil, aparecer uma solução e uma proposta tão boa”, admitindo que, caso os sócios a rejeitassem, iria apresentar a sua demissão do cargo.
“Gostava de ter feito sessões de esclarecimento antes desta assembleia, mas não tínhamos tempo. Estamos com um passivo muito elevado [superior a 13 milhões de euros], temos salários e impostos em atraso e, com isso, não conseguiríamos inscrever reforços no mercado de janeiro. Era fundamental conseguirmos um investidor para resolvermos a situação rapidamente”, desabafou.
A dirigente disse, no entanto, que “as negociações ainda não estão fechadas” e que ainda “há muito trabalho pela frente para a concretização do negócio”, embora considerando que a “direção tem agora o conforto da decisão dos sócios para poder finalizar o processo”.
Alexandrina Cruz revelou haver “uma sintonia” com o investidor para que, além das funções de presidente do clube, tenha também um lugar entre os cinco elementos que irão compor o conselho de administração da futura Sociedade Anónima Desportiva (SAD).