Última hora

Rio Ave ‘foge’ aos lugares de despromoção ao regressar às vitórias frente ao Boavista

5 Novembro 2023
Rio Ave ‘foge’ aos lugares de despromoção ao regressar às vitórias frente ao Boavista
Desporto
0

O Rio Ave regressou este domingo aos triunfos, após oito jogos sem vencer, impondo-se em casa, em Vila do Conde, ao Boavista, por 2-0, em jogo da 10.ª jornada, e escapou aos lugares de despromoção da I Liga Portuguesa de Futebol.
Os vila-condenses, que não venciam desde a primeira jornada, em 13 de agosto, e que quando entraram em campo eram últimos no campeonato, somaram a segunda vitória ‘caseira’, graças aos golos de Fábio Ronaldo, aos 37 minutos, e Boateng, aos 47.
“Durante a semana, falámos com os jogadores e sabíamos que tínhamos de amarrar estes pontos, porque temos deitado [a perder] muitas vitórias na parte final.
O jogo começou equilibrado, mas a partir dos 10 minutos começámos a ter algumas saídas. O Boavista joga bem, mas conseguimos anular a construção do adversário. Fizemos o nosso primeiro golo numa boa jogada.
Podíamos ter feito mais golos, ainda na primeira parte, e não concedemos grandes oportunidades ao Boavista. Mérito para os jogadores que acreditaram neles.
Logo depois do intervalo, fizemos o 2-0 e aí senti que podíamos acabar com este trajeto de azar. A equipa ficou mais tranquila e isso permitiu gerir o jogo com mais equilíbrio emocional.
Depois, tentámos gerir com bola, mas, sem nos expor, soubemos jogar o jogo. O Boavista podia ter feito 2-1 no lance invalidado, mas tivemos sempre o desafio controlado, numa exibição competente, com crença e entrega.
Temos de levar isto para o resto do campeonato. Do ponto de vista anímico, esta vitória faz muita diferença. Faltava-nos este clique”, disse Luís Freire, treinador do Rio Ave.
“Trabalhámos durante a semana a forma de contrariar o processo do Rio Ave, mas não estivemos bem na nossa primeira fase de construção, facilitando a tarefa do adversário.
Não conseguimos ligar o nosso jogo nem chegar muitas vezes à área contrária, e o Rio Ave foi aproveitando algumas das nossas perdas de bola para criar situações de perigo, tendo numa delas feito o golo.
Na segunda parte, tentámos reagir, mas sofremos cedo o segundo golo. Depois, há um lance onde o Fábio Ronaldo [jogador do Rio Ave] devia ter visto o segundo cartão amarelo, o golo que nos foi anulado.
O Tiago Morais não interfere no lance. É um jogador do Rio Ave que corta a bola.
Evito falar de arbitragem, mas tem havido pequenos pormenores. Mesmo sabendo que todos errámos, tem de haver mais respeito pela instituição Boavista. Na minha expulsão, disse ao árbitro para acelerar o jogo.
É uma derrota que não estava à espera. Sabemos que ia ser uma época difícil, mas nem quando estávamos a ganhar éramos os melhores, nem agora somos os piores. Estamos tristes pelo resultado, temos de saber ultrapassar esta série. O apoio dos adeptos tem sido muito importante”, disse Petit, treinador do Boavista.
O Rio Ave sobe, assim, ao 15.º lugar da I Liga Portuguesa de Futebol, com oito pontos, um acima da zona de despromoção, enquanto o Boavista vê ampliada para cinco a sua série de jogos sem ganhar, caindo para sétimo nesta jornada, com 15 pontos.
Na próxima jornada, ambos os clubes jogam no mesmo dia e à mesma hora, domingo, às 15:30 horas. O Boavista recebe o Farense. O Rio Ave desloca-se a Barcelos, para defrontar o Gil Vicente.