Última hora

Rio Ave eficaz vence Boavista por 2-0 em Vila do Conde e quebra longo jejum de vitórias

6 Novembro 2023
Rio Ave eficaz vence Boavista por 2-0 em Vila do Conde e quebra longo jejum de vitórias
Desporto
0

O Rio Ave venceu este domingo o Boavista, por 2-0, na 10.ª jornada da I Liga de futebol, num êxito que permitiu aos vila-condenses quebrar um jejum de vitórias que durava há oito jogos e deixar o último lugar.
Numa partida, globalmente dividida, mas na qual os vila-condense foram mais eficazes, Fábio Ronaldo, aos 37 minutos, inaugurou o marcador, tendo Boateng, aos 47, fixado o resultado final de um desafio em que o técnico dos ‘axadrezados’ Petit foi expulso, aos 90+7, por protestos.
Com este resultado, a equipa da foz do Ave, que não vencia no campeonato desde a jornada inaugural, e vinha de quatro derrotas consecutivas, deixou a lanterna-vermelha da I Liga e ascendeu, à condição, ao 15.º lugar, com oito pontos.
Já o Boavista, que somou o quinto jogo seguido sem vencer na prova (dois empates e três derrotas), caiu para o sétimo lugar, com os mesmos 15 pontos.
Apesar da mútua necessidade de regressar às vitórias, ambas equipas até entraram com cautelas no jogo, dando primazia à solidez defensiva e aos duelos no meio campo, o que foi afastando a bola das balizas.
O Boavista acabou por ser o primeiro a tentar quebrar essa toada, aos 12 minutos, com um remate de longe de Reisinho, que saiu ao lado, ao que o Rio Ave respondeu, logo depois, com um tiro de Costinha.
Os vila-condenses, mais aflitos na tabela classificativa, começaram a arriscar um pouco mais antes da meia hora de jogo, ganhando presença na área contrária, mas com dificuldades de penetração, levando André Pereira, aos 27, a tentar novo remate de longe.
Do outro lado, o Boavista sentia algumas dificuldades em travar as incursões do adversário pelos corredores, mas, sempre que podia, respondia em contra-ataque, sem melhor definição final, tentando forçar remates de longa distância.
Ainda assim, o crescimento do Rio Ave era evidente, e aos 37 minutos, no primeiro lance enquadrado com a baliza, Fábio Ronaldo fez, de cabeça, o golo inaugural do jogo, num desvio a um cruzamento de Costinha.
O Boavista não conseguiu reagir no imediato, permitindo aos locais, concentrados, levarem o 1-0 para o tempo de descanso.
O intervalo não travou o embalo dos donos do terreno, que não podiam esperar um melhor regresso, pois, na primeira jogada do segundo tempo, Boateng ampliou a vantagem do Rio Ave, aos 47, na recarga a um primeiro remate de André Pereira, que o guardião João Gonçalves só conseguiu desviar.
Só com a desvantagem o Boavista assumiu a iniciativa do jogo, pisando terrenos bem mais avançados, mas com algumas pechas para desmontar a defesa do Rio Ave, que dava a iniciativa ao adversário para, depois, espreitar os contragolpes.
Os ‘axadrezados’ continuavam, ainda assim, a ter o sinal mais na partida e, aos 71 minutos, chegaram mesmo a introduzir a bola na baliza dos vila-condenses, por Tiago Morais, mas o golo, após consulta das imagens do videoárbitro, acabou anulado, por fora de jogo no início do lance.
As ‘panteras’ continuaram a insistir, mas com o avançar do cronómetro foram perdendo algum discernimento, perante um Rio Ave que ia tentando manter a bola longe da sua baliza e ‘gelando’ o ritmo do jogo.
Já nos descontos, e ainda antes de Petit, treinador dos portuenses, ser expulso, por protestos junto do árbitro, Chidozie ainda teve uma última hipótese, num cabeceamento que saiu por cima da baliza vila-condense, mantendo o 2-0 final.