Última hora

Portugal sucumbe perante eficácia da Áustria na Liga das Nações feminina na Póvoa de Varzim

1 Novembro 2023
Portugal sucumbe perante eficácia da Áustria na Liga das Nações feminina na Póvoa de Varzim
Desporto
0

A seleção portuguesa feminina de futebol perdeu hoje com a Áustria, por 2-1, em partida da quarta jornada do Grupo A2 da Liga das Nações, na qual as austríacas fizeram da eficácia o seu maior trunfo.
Num jogo em que os golos surgiram apenas no segundo tempo, Viktoria Pinther, aos 72 minutos, inaugurou o marcador, e apesar de Portugal reagir e resgatar o empate, aos 75, por Ana Capeta, as forasteiras foram letais e decidiram a partida, aos 77, por Eillen Campbell.
Com este desaire, a formação lusa somou a terceira derrota no grupo, seguindo, à condição, no terceiro lugar, com três pontos, em posição de ‘play-off’ de manutenção, enquanto as austríacas cimentam a segunda posição, agora com sete.
A ‘poule’ é liderada pela França, com nove pontos, que ainda joga hoje, com a Noruega, a última classificada, com um.
Para este desafio, a equipa das ‘quinas’ apresentou-se com três alterações em relação ao duelo com este mesmo adversário, na sexta-feira (também numa derrota 2-1), com as entradas de Joana Marchão, Dolores Silva e Andreia Norton para o ‘onze’.
Apesar da muita chuva que se fez sentir no início da partida, as lusas até foram as primeiras a deixar um sinal de perigo, com um remate de Kika Nazareth, logo aos oito minutos, que a guarda-redes contrária defendeu.
As austríacas, apesar do susto inicial, mostravam um futebol mais acutilante nos contra-ataques, e responderam à altura; além de um remate à barra de Sarah Zadrzail, aos 14, testaram a atenção da guarda-redes Patrícia Morais, com uma iniciativa de Barbara Dunst, pouco depois.
As visitantes foram conseguindo mais aproximações perigosas à baliza portuguesa, mas não tendo, nesta fase, a melhor definição final, expuseram-se aos contragolpes da equipa nacional, que, ainda antes do intervalo, teve duas boas hipóteses para inaugurar o marcador, num par de remates de Jéssica Silva e Dolores Silva, que falharam o alvo por pouco, mantendo o nulo.
Portugal voltou a entrar melhor após o descanso e, ainda nos minutos iniciais do reatamento, deixou mais duas ameaças à baliza contrária, com um par de remates de Jéssica Silva e Diana Silva, que a guardiã austríaca segurou.
As lusas continuaram a ter mais presença no meio-campo adversário, mas não conseguiam dobrar a coesão da Áustria, passando a explorar o remate de longa distância, nomeadamente num tiro da recém-entrada Ana Capeta.
Do outro lado, as austríacas, que pouco tinham mostrado nesta etapa complementar, revelaram-se letais na primeira aproximação à baliza portuguesa, com Viktoria Pinther, aposta para o segundo tempo, a inaugurar o marcador aos 72 minutos, depois de um contra-ataque.
Apesar do golpe, Portugal não esmoreceu, a Ana Capeta, aos 75 minutos, justificou a aposta, numa grande arrancada, após bela assistência de Kika Nazareth, contornando a guarda-redes e atirando para o empate.
Com o jogo, de novo, em aberto, coube à Áustria sublinhar a sua tremenda eficácia, aos 77 minutos; na segunda aproximação à baliza nesta etapa complementar, voltou a assumir a dianteira do marcador, fazendo o 2-1, em mais um contra-ataque, desta feita finalizado por Eillen Campbell.
Portugal não deitou a ‘toalha ao chão’, continuou a insistir, e ainda esteve perto do golo, num cabeceamento de Kika Nazareth, na sequência de um livre, mas não teve mais discernimento para evitar a derrota.
As lusas vão agora defrontar a Noruega (fora) e França (em casa), a 1 e 5 dezembro, respetivamente, em dois jogos decisivos para a ambição da seleção portuguesa feminina de futebol.