Última hora

Matosinhos vai ter 15 quilómetros de iluminações de Natal espalhadas por ruas e praças

23 Novembro 2023
Matosinhos vai ter 15 quilómetros de iluminações de Natal espalhadas por ruas e praças
Local
0

A Câmara Municipal de Matosinhos vai ter, a partir de amanhã, sexta-feira, 15 quilómetros de iluminações de Natal espalhadas por todas as freguesias do concelho, num investimento de 269 mil euros, adiantou hoje esta autarquia do distrito do Porto.
O investimento na iluminação de Natal deste ano é mais 26% do que em 2022, porque o concurso público inicialmente lançado com o mesmo preço ficou deserto, obrigando à alteração do preço base, explicou o município, em comunicado.
Ao todo, Matosinhos vai ter 82 locais iluminados, entre 225 árvores naturais, ruas, mercados municipais, praças, jardins, igrejas, num total de 15 quilómetros de iluminação e 1.501.360 lâmpadas de tecnologia LED (baixo consumo), adiantou.
No total, serão 1.353 peças de iluminação constituídas por um total de 13.536 elementos luminotécnicos, acrescentou.
A autarquia referiu que haverá 15 locais com tecnologia interativa, ou seja, de realidade aumentada onde os visitantes, acedendo a uma aplicação móvel gratuita, vão pode sobrepor elementos virtuais como o Pai Natal, renas e pinheirinhos sobre um cenário real.
Além disso, existirão 11 locais com efeitos dinâmicos interativos, nomeadamente sensores de presença que detetam o movimento dos visitantes para ativar uns “flashes”, frisou.
A par das iluminações, Matosinhos vai ainda ter uma Árvore de Natal gigante, com cerca de 30 metros, na Praça Guilherme Pinto, que ao longo da noite vai mudando de cor e de padrão.
A praça acolhe também uma Aldeia de Natal onde haverá concertos com a formação Ópera de Bolso e performances musicais com a fanfarra militar Os Soldadinhos de Chumbo.
Já o Jardim Basílio Teles é palco de a FAMA – Feira de Artesanato de Matosinhos, que, este ano, terá 81 expositores de artesanato, doçaria e enchidos.
Entre este jardim e a Câmara Municipal de Matosinhos, que fica de frente para aquele espaço, foi instalada uma estrutura de iluminação que proporciona espetáculos de luz, cor e som com milhares de pontos luminosos, revelou a autarquia.
Por seu lado, entre os dias 19 e 22 de dezembro, a biblioteca municipal Florbela Espanca recebe ateliês de Natal para crianças dos 6 aos 12 anos subordinados ao tema “O Natal de papel”.
A programação de Natal prevê ainda um concerto de Natal, de entrada livre, para 16 de dezembro, na Igreja Matriz do Bom Jesus de Matosinhos, a cargo do coral sinfónico Ensemble Vocal Pro Musica.