Última hora

Idoso vítima de Legionella morre no Centro Social de Leça do Balio em Matosinhos

16 Novembro 2023
Idoso vítima de Legionella morre no Centro Social de Leça do Balio em Matosinhos
Local
0

Um idoso morreu num Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) em Matosinhos vítima de Legionella’, adiantou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
Sem avançar quando ocorreu a morte, nem o sexo ou idade da vítima, a ARS-N referiu que, além deste idoso que acabou por morrer, há um segundo caso a registar no lar, que também não foi identificado.
A Administração Regional de Saúde do Norte adiantou que a origem do ‘cluster’ em Matosinhos, que vitimou um residente do lar, é provavelmente ambiental, tendo já sido implementadas as medidas de controlo.
“Tendo em conta que o período de incubação pode ser de até 14 dias (sendo o mais comum de 5 a 7 dias), as autoridades continuarão a monitorizar o surgimento de eventuais novos casos”, sublinhou a ARS-N.
O lar em causa é o Centro Social de Leça do Balio, depois de a confirmação ter sido dada pela diretora técnica, Graciete Pinto, que contou que a estrutura residencial está em contacto com as autoridades de saúde e com as empresas de manutenção desde o primeiro momento em que surgiram os primeiros sintomas nos idosos.
A diretora revelou ainda que os idosos estão informados da situação.
Contactada, fonte do centro social referiu que Graciete Pinto não se encontrava disponível para prestar esclarecimentos.
A Administração Regional de Saúde do Norte explicou que desde o início do mês foram identificados dois ‘clusters’ de Doença dos Legionários na Região Norte, um em Matosinhos, distrito do Porto, e outro em Caminha, no distrito de Viana do Castelo.
Até à data, em Caminha foi identificado um ‘cluster’ com sete casos confirmados que se encontra em fase de investigação epidemiológica e de determinação das medidas de saúde pública necessárias para o seu controlo.
A Doença dos Legionários, uma pneumonia provocada pela bactéria Legionella Pneumophila, caracteriza-se pelo aparecimento de sintomas como febre, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares, tosse não produtiva e diarreia.
A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) ou, mais raramente, por aspiração de água contaminada com a bactéria.