Última hora

Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde fecha cirurgia geral de urgência nas madrugadas

28 Novembro 2023
Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde fecha cirurgia geral de urgência nas madrugadas
Local
0

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, no distrito do Porto, vai encerrar a partir de sexta-feira, e durante a madrugada, a valência de cirurgia geral no serviço de urgência, revelou hoje fonte da unidade.
A medida, que já estava a ser ponderada desde 2021, foi agora tomada por uma “questão de ajuste e gestão dos recursos existentes”, e, segundo a mesma fonte, “não irá pôr em causa a segurança dos doentes”.
“No último ano, neste período entre a meia-noite e as 8:00, apenas um doente por mês foi atendido no serviço cirurgia geral da urgência externa. A decisão de encerrar esta valência específica é apenas uma prática de boa gestão, pois há alternativas num raio de 30 quilómetros”, explicou a fonte.
Assim, apenas entre a meia-noite e as 8:00, os doentes que necessitem de cirurgia geral de urgência serão encaminhados, pelo Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), para hospitais em Matosinhos, Porto ou Vila Nova de Famalicão, a sensivelmente 15 minutos de distância.
Apesar do encerramento desta valência, os restantes serviços da urgência do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, que serve uma população de cerca de 150 mil pessoas nos dois concelhos, continuarão a funcionar as 24 horas.
A mesma fonte vincou, ainda, que a “segurança dos doentes será sempre assegurada”, garantindo que, em casos extremos, há sempre médicos em permanência no Hospital, que poderão avaliar as situações e intervir.