Última hora

Centro Social de Leça do Balio em Matosinhos com morte por Legionella sem novos casos

16 Novembro 2023
Centro Social de Leça do Balio em Matosinhos com morte por Legionella sem novos casos
Local
0

A diretora técnica do Centro Social de Leça do Balio, em Matosinhos, lar que registou dois idosos com Legionella dos quais um acabou por morrer, revelou hoje que mais nenhum utente apresenta, para já, sintomas da doença.
“Não apresentam [utentes], até ao momento, sintomas”, afirmou Graciete Pinto.
Os idosos e respetivos familiares estão a par da situação e da importância das medidas adotadas, estando tranquilos, referiu.
A responsável adiantou que o Equipamento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), que conta com 35 utentes, está desde “a primeira hora” a ser acompanhado pelas autoridades de saúde e pelas empresas de manutenção que lhe prestam assistência.
Apesar da insistência, Graciete Pinto recusou revelar quando foram detetados os casos e quando morreu um dos dois utentes infetados, assim como o sexo e idade daquela vítima. Também não adiantou qual o estado de saúde do utente infetado.
A morte de um idoso por Legionella num lar em Matosinhos foi adiantada hoje pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), num comunicado no qual não revelou qual a instituição, nem o sexo ou idade da vítima.
A Administração Regional de Saúde do Norte avançou que a origem do ‘cluster’ em Matosinhos é provavelmente ambiental, tendo já sido implementadas as medidas de controlo.
“Tendo em conta que o período de incubação pode ser de até 14 dias (sendo o mais comum de 5 a 7 dias), as autoridades continuarão a monitorizar o surgimento de eventuais novos casos”, frisou.
A Administração Regional de Saúde do Norte explicou que desde o início do mês foram identificados dois ‘clusters’ de Doença dos Legionários na Região Norte, um em Matosinhos, distrito do Porto, e outro em Caminha, no distrito de Viana do Castelo.
Até à data, em Caminha foi identificado um ‘cluster’ com sete casos confirmados que se encontra em fase de investigação epidemiológica e de determinação das medidas de saúde pública necessárias para o seu controlo.
A Doença dos Legionários, uma pneumonia provocada pela bactéria Legionella Pneumophila, caracteriza-se pelo aparecimento de sintomas como febre, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares, tosse não produtiva e diarreia.
A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) ou, mais raramente, por aspiração de água contaminada com a bactéria.