Última hora

Cadáver de golfinho dá à costa no areal da Praia Pôr do Sol de Caxinas em Vila do Conde

8 Novembro 2023
Cadáver de golfinho dá à costa no areal da Praia Pôr do Sol de Caxinas em Vila do Conde
Local
0

Um golfinho deu à costa, sem vida, esta terça feira, no areal da Praia Pôr do Sol, em Caxinas, em Vila do Conde. O cadáver do animal foi encontrado por transeuntes e permaneceu no local até ser removido.
Este é o terceiro relato do género em cerca de três meses nas Praias da Costa Verde. A 15 de setembro, um mamífero da mesma espécie deu à costa sensivelmente na mesma zona. Já a 23 de agosto passado, foi encontrado um delfim, mas sem cauda, na Praia do Carvalhido, na Póvoa de Varzim.
De acordo com o protocolo, e segundo o comandante da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, se o cadáver do golfinho estiver em condições, é levado para autópsia, de forma a perceber-se o que terá levado à morte do animal. Caso contrário, se o corpo estiver em avançado estado de putrefação, o mesmo é recolhido pelos serviços municipais.
“Infelizmente, como todos os seres vivos, os golfinhos também morrem, pelo que devemos respeitar esses seres. Percebi que houve muita atividade nas redes sociais, mas esta é uma situação recorrente em todas as praias do litoral nacional, pelo que não há motivo para qualquer tipo de alarme”, disse Bruno Ferreira Teles.
Os golfinhos são nadadores privilegiados, e, às vezes, saltam até cinco metros acima da linha de água, podendo nadar a uma velocidade de até 40 Km/h, mergulhar a grandes profundidades, com a capacidade de viajar milhares de quilómetros. A sua alimentação é feita à base de peixes e lulas. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz uma cria de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Há 37 espécies conhecidas de golfinhos de água salgada e doce e a mais comum é a Delphinus Delphis.
“Os golfinhos brincam com coisas interessantes na água e isto pode incluir pessoas”, afirmou Chris Packham, fotógrafo da natureza, mas “podem tornar-se sexualmente agressivos”, ou, ainda, estar confusos ou desorientados da sua rota original, pelo que todo o cuidado é pouco.