Última hora

Bastonário da Ordem dos Médicos diz que casos de Legionella em Matosinhos foram isolados

20 Novembro 2023
Bastonário da Ordem dos Médicos diz que casos de Legionella em Matosinhos foram isolados
Local
0

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que os dois casos de Legionella detetados num lar em Matosinhos, um dos quais resultou em morte, foram “casos isolados”, podendo a população estar tranquila.
“O que eu posso dizer em relação a Matosinhos, já que a Ordem dos Médicos esteve reunida logo de manhã com a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, é transmitir uma mensagem de tranquilidade”, disse Carlos Cortes, no final de uma visita àquele hospital.
O responsável adiantou que, tanto quanto lhe foi transmitido, trata-se de dois casos isolados no lar, portanto, “não há aqui nenhum motivo de preocupação para a para a população”.
Na semana passada, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) avançou a existência de duas pessoas com Legionella num lar em Matosinhos, uma das quais acabou por morrer.
Na ocasião, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) avançou ainda que a origem do ‘cluster’ em Matosinhos seria provavelmente ambiental.
Desde o início do mês foram identificados dois ‘clusters’ de Doença dos Legionários na região Norte, um em Matosinhos, no distrito do Porto, e outro em Caminha, no distrito de Viana do Castelo.
Até à data, em Caminha foi identificado um surto com sete casos confirmados.
A propósito destes surtos de Legionella, a Ordem dos Médicos alertou, na sexta-feira, para a importância de se reforçar a deteção precoce de eventuais casos suspeitos da doença, porque as atuais condições climatéricas potenciam o aparecimento de casos esporádicos e surtos.
A identificação ambiental da bactéria não constitui necessariamente risco de doença, embora motive a avaliação de risco e faz parte das atividades de monitorização e vigilância das unidades de saúde pública, diz a instituição no comunicado, no qual explica o que é e como se propaga a “doença dos legionários”.
Explica, por exemplo, que a doença se caracteriza por uma pneumonia provocada pela bactéria Legionella Pneumophila, com aparecimento de sintomas como febre, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares, tosse não produtiva e diarreia.
E que é mais frequente em adultos, especialmente fumadores ou ex-fumadores, doentes portadores de doenças crónicas (diabetes, doenças pulmonares, renais, imunológicas ou neoplásicas), e que pode ser fatal (cerca de 10% dos casos).
A Ordem dos Médicos lembra ainda que a doença se transmite por via respiratória, por inalação de aerossóis de água contaminada.