Última hora

Vila do Conde avança com requalificação de 4 milhões de euros em Caxinas e Poça da Barca

23 Outubro 2023
Vila do Conde avança com requalificação de 4 milhões de euros em Caxinas e Poça da Barca
Política
0

O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, anunciou esta segunda feira que vai ser feita uma “grande intervenção de requalificação urbana” na zona de Caxinas e Poça da Barca, na zona norte da cidade, orçada em quatro milhões de euros.
A empreitada, que contempla um investimento de quatro milhões de euros, oriundo de fundos comunitários e do orçamento camarário, vai abranger arranjos urbanísticos na superfície, mas também as infraestruturas no subsolo, com especial incidência nas redes de água e saneamento.
“Sempre que há mau tempo, e especialmente chuva, é frequente haver cheias e inundações que criam muitos problemas à população. Vamos resolver esse problema em vários desses arruamentos de Caxinas e Poça da Barca”, garantiu Vítor Costa.
A intervenção está, nesta fase, em revisão de projeto, mas o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde conta que “no início do próximo ano possa ser lançado o concurso da empreitada”.
A obra será feita, conjuntamente, com entidades como a Indaqua, ERedes e Portogás, que vão aproveitar a ocasião para melhorar as suas infraestruturas de água, saneamento, eletricidade, gás e comunicações, participando nos custos da empreitada.
O projeto incluiu, ainda, a definição de vias rodoviárias, alargamento de passeios, criação de zonas de estacionamento, alargamento de passeios e eliminação de obstáculos.
A informação foi avançada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, numa sessão com jornalistas, onde também aproveitou para revelar que uma auditoria às contas do município, incidindo entre 2018 e 2021, expôs um “buraco financeiro” superior a 12 milhões de euros.
De acordo com Vítor Costa, o documento, realizado por uma empresa de auditoria externa internacional, revelou “más praticas de gestão orçamental” no último mandato da anterior Presidente de Câmara, Elisa Ferraz, eleita pelo movimento independente Nós Avançamos Unidos (NAU).