Última hora

Sporting de Braga dá a volta ao resultado com golos nos descontos e vence Rio Ave por 2-1

7 Outubro 2023
Sporting de Braga dá a volta ao resultado com golos nos descontos e vence Rio Ave por 2-1
Desporto
0

O Sporting de Braga venceu este sábado o Rio Ave por 2-1, na oitava jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, com os bracarenses a darem a volta ao resultado com dois golos apontados nos descontos.
Em Braga, o Rio Ave adiantou-se no marcador logo aos cinco minutos, por intermédio do avançado colombiano Leonardo Ruiz, mas os bracarenses deram a volta ao resultado com golos do francês Simon Banza, aos 90+1, e do espanhol Abel Ruiz, aos 90+6.
Com este resultado, o Sporting de Braga soma a quarta vitória consecutiva, três no campeonato e uma na Liga dos Campeões, e sobe ao terceiro lugar, com 16 pontos, os mesmos do FC Porto, que é quarto mas tem menos um jogo, enquanto o Rio Ave somou a terceira derrota consecutiva e é 17.º, com cinco pontos.
“Qual foi a chave da vitória? A atitude da equipa e a capacidade de eficácia na parte final, porque não estivemos tão eficazes como deveríamos nos 90 minutos anteriores. Conseguimos o que queríamos e estou muito satisfeito pelo compromisso, espírito de sacrifício e por aquilo que foi o sentido de missão dos jogadores, entregaram-se ao jogo e isso para mim tem um valor imenso.
Vi uma primeira parte em que fomos lentos na circulação de bola e na nossa objetividade. Jogámos em espaços que não eram os melhores, mas também sofremos muito cedo. A equipa não mudou a abordagem ao jogo, mas o Rio Ave ficou mais confortável com a vantagem e à procura de transições. Tive de corrigir a velocidade da circulação da bola ao intervalo.
Fiquei satisfeito por ganhar, quero é ganhar.
Com a entrada do Roger procurámos trazer a energia, irreverência de um miúdo de 17 anos, de estar aberto na direita para termos capacidade de ter bola na área para servir o Banza, o Abel Ruiz e o José Fonte na parte final. Teríamos de ter bola na área e [a entrada] resultou porque o Roger teve essa felicidade de fazer as duas assistências. A energia que traz ao jogo também ajuda a ser opção que considero muito válida”, disse Artur Jorge, treinador do Sporting de Braga.
“Vínhamos de uma derrota de 4-0 [com o Moreirense, em casa], toda a gente pensava que vínhamos aqui perder até por margens maiores e a verdade é que mostrámos personalidade, entrámos com muita agressividade, sem deixar jogar o Braga. Tivemos uma oportunidade logo aos 3 minutos pelo [Aderlan] Santos e depois fazemos o golo numa bela jogada de futebol. Queríamos mostrar uma imagem completamente diferente da do Moreirense e que estamos cá para a luta. Os jogadores foram incríveis.
A primeira parte foi bem conseguida, competente. Na segunda tivemos a melhor oportunidade para fazer o 2-0, [Leonardo Ruiz] só tem que encostar à imagem do primeiro golo. Depois, o Braga reage, nós resistimos, temos aqui jogadores a jogar na I Liga pela primeira vez, com muito esforço e sacrifício.
Foi um jogo de intensidade alta, num jogo com 60 por cento de tempo útil, houve 13 minutos de compensação, cinco na primeira parte e oito na segunda, quero ver se vão dar esse tempo de compensação no meu próximo jogo com 60 por cento de tempo útil. Não se justificou o tempo de compensação.
Houve quebra física, mas os jogadores lutaram de forma incessante contra um super plantel e ainda fizeram o 2-0 numa grande jogada que foi anulada por um lance 20 segundos antes. No final, não conseguimos resistir, no 2-1 o Amine estava no chão, lesionado, rasgou, não é uma lesão de brincadeira, devia ter sido assistido. Se as pessoas querem um campeonato competitivo têm que olhar para todos da mesma forma. Não viemos aqui queimar tempo, nem houve um domínio absoluto do Braga”, disse Luís Freire, treinador do Rio Ave.
A I Liga Portuguesa de Futebol vai fazer uma pausa para as Seleções jogarem a fase de apuramento para o Euro 2024.