A Indaqua, empresa portuguesa de gestão de sistemas de abastecimento de água, entrou no mercado espanhol com a compra da Fusosa, que abastece 25.000 utilizadores em Maiorca, a maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares localizado a leste de Espanha, por um valor não revelado.
“A Fusosa, adquirida pelo grupo Indaqua, é responsável pelo abastecimento de água a cerca de 25.000 utilizadores na zona de albufeira de Muro, em Maiorca”, indicou a empresa e gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais, Indaqua, em comunicado.
Todos os anos, a Fusosa assegura a distribuição de 1,7 milhões de metros cúbicos (m3) de água a alojamentos, sobretudo hoteleiros. E a rede desta empresa conta com 55 quilómetros.
“A entrada no mercado espanhol, ainda mais numa das zonas de maior escassez de água potável, assume-se como um passo natural na estratégia de crescimento do grupo Indaqua, não apenas pela sua proximidade, mas também pelas eficiências que conseguiremos introduzir”, apontou, citado na mesma nota, o presidente executivo da Indaqua, Pedro Perdigão.
Fundado em 1994, o grupo Indaqua serve mais de 810.000 pessoas em Santa Maria da Feira, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso/Trofa, São João da Madeira, Vila do Conde, Barcelos, Marco de Canaveses e Paços de Ferreira.
Com uma equipa de cerca de 750 colaboradores, gere oito concessões de água e saneamento e tem uma participação numa empresa municipal.
A Indaqua está ainda presente em Angola, desenvolvendo atividade na área de projetos de engenharia e assessoria técnica no setor da água e saneamento.