Última hora

Portugal volta a perder com Áustria e complica posição na Liga A das Nações feminina

31 Outubro 2023
Portugal volta a perder com Áustria e complica posição na Liga A das Nações feminina
Desporto
0

A seleção portuguesa feminina de futebol voltou a perder hoje com a Áustria por 2-1, em jogo da quarta jornada do Grupo A2 da Liga das Nações, ficando mais longe da manutenção direta.
Depois de um nulo ao intervalo, a equipa austríaca adiantou-se aos 72 minutos, através de Viktoria Pinker. Portugal ainda reagiu e igualou três minutos depois, por Ana Capeta, mas a igualdade durou apenas um minuto, com Eileen Campbell a marcar o golo que ditou o triunfo da Áustria.
Com esta derrota, Portugal mantém, para já, o terceiro lugar do grupo, com três pontos, menos quatro do que as austríacas, segundas classificadas, numa ‘poule’ liderada pela França, com nove, seleção que recebe ainda hoje a Noruega, última, com apenas um ponto somado.
“Tivemos lacunas em alguns momentos, mas criámos suficientes oportunidades para vencer o jogo. Fomos mais consistentes, durante os 90 minutos, em comparação com o jogo anterior.
Na segunda parte, dominámos, mostrámos competência, mas não fomos felizes na finalização e é isso que temos de melhorar. A Áustria em duas aproximações fez dois golos.
Ainda assim, mostrámos ser uma equipa com identidade, que quer sempre mais, mas saímos frustrados porque merecíamos mais do que sair sem pontos desta dupla jornada.
Esta é uma competição de alta exigência, traçámos objetivos ambiciosos e mostrámos que em nada somos inferiores. Todos os jogos têm sido pela diferença mínima, o e é assim que temos de continuar a crescer, sabendo que derrotas, como esta, custam muito”, disse Francisco Neto, selecionador de Portugal.
“Tínhamos analisado e corrigido alguns aspetos do primeiro jogo com a Áustria, para conseguirmos conquistar os três pontos, mas infelizmente não conseguimos e estamos muito tristes.
Conseguimos ser superiores em vários momentos do jogo, mas não tivemos critério na altura da finalização, onde a Áustria foi muito mais feliz. Cabe-nos analisar, focar mais e levantar a cabeça.
Ainda faltam dois jogos, contra adversários fortes, o que será muito importante para os nossos objetivos. Vamos dar tudo e continuar a lutar, porque queremos continuar nesta primeira divisão da Liga das Nações e jogar com as mais fortes.
Temos de dar o máximo para manter Portugal neste patamar elevado”, disse a jogadora da seleção portuguesa feminina de futebol, Dolores Silva.
O vencedor de cada grupo segue para a ‘final four’ da prova, o segundo continua na Liga A, o terceiro vai ao ‘play-off’ de despromoção e o quarto desce à Liga B.