Última hora

Nova ponte ciclopedonal sobre o rio Ave vai ligar Famalicão e Trofa à imagem da ex-Ponte Pênsil

30 Outubro 2023
Nova ponte ciclopedonal sobre o rio Ave vai ligar Famalicão e Trofa à imagem da ex-Ponte Pênsil
Local
0

Os autarcas de Vila Nova de Famalicão e Trofa assinaram hoje um protocolo que permitirá avançar com a elaboração do projeto para uma nova ponte ciclopedonal sobre o rio Ave, que ligará os dois concelhos.
Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Famalicão acrescenta que a nova travessia recriará a antiga Ponte Pênsil, que até janeiro de 1935 garantia a ligação entre os dois concelhos e que, em tempos, foi a principal travessia entre o Minho e o Douro.
O protocolo hoje assinado juntará os dois municípios como entidades adjudicantes com vista ao lançamento dos procedimentos pré-contratuais para a contratação dos serviços inerentes à caracterização do local de intervenção e à elaboração do projeto de execução da nova ponte.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, a nova ligação pedonal e ciclável vai reforçar “a relação socioeconómica existente entre os dois concelhos”,
Mário Passos aludiu, ainda, a “um grande atrativo para a promoção dos dois municípios”.
Citado no comunicado, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, diz acreditar que “será feita história” com a concretização desta empreitada.
Sérgio Humberto lembrou, ainda, a execução da quarta e última fase da empreitada da Variante à Estrada Nacional 14, que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave, para falar naquilo que considera ser uma “revolução” nas ligações entre os dois municípios e nas margens do rio Ave.