Última hora

Mostra Nacional de Jovens Criadores seleciona 120 candidatos aos prémios finais de 15 mil euros

3 Outubro 2023
Mostra Nacional de Jovens Criadores seleciona 120 candidatos aos prémios finais de 15 mil euros
Cultura
0

A edição deste ano da Mostra Nacional de Jovens Criadores selecionou 120 candidatos para disputar um total de 15 mil euros em prémios, distribuídos por 15 diferentes categorias.
A iniciativa, promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e organizada pela plataforma Gerador, pretende estimular a criação artística em Portugal, distinguindo os trabalhos de jovens até aos 30 anos, em vários domínios de expressão.
Em 2022, o evento bateu o recorde de candidaturas, com a 838 manifestações de interesse na participação, e apesar de, este ano, a organização não ter divulgado quantos candidatos se inscreveram, a lista final de selecionados passou de 114 para 120.
Os vencedores de cada categoria serão anunciados numa gala no último dia do evento, que decorre entre 27 e 29 de outubro, em diferentes espaços de Vila do Conde.
A seleção final será feita por um júri específico para cada domínio artístico, composto por dois autores com trabalho reconhecido na área em questão e um representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
Os galardoados em cada categoria receberão um prémio no valor de mil euros, e terão direito a 50% de desconto nos cursos e oficinas da Academia Gerador durante um ano, e a ações de visibilidade e a um programa de capacitação e de experiências profissionais.
As 15 categorias deste ano são Arte Digital, Arte Têxtil, Cinema, Cruzamento Disciplinar, Dança, Escultura, Fotografia, Gastronomia, Humor, Ilustração, Literatura, Moda, Música, Pintura e Teatro.
A Mostra Nacional de Jovens Criadores foi criada em 1997, e desde então ajudou a revelar a artistas que ganharam relevo no panorama cultural português, como os escritores Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares, os ‘designers’ José António Tenente e Maria Gambina e o bailarino e coreógrafo Victor Hugo Pontes.