Última hora

Moreirense eficaz vence Rio Ave por 4-0 e acentua crise de resultados do clube de Vila do Conde

2 Outubro 2023
Moreirense eficaz vence Rio Ave por 4-0 e acentua crise de resultados do clube de Vila do Conde
Desporto
0

O Moreirense impôs hoje uma vitória robusta, por 4-0, ao Rio Ave, em jogo da sétima jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, na qual João Camacho, com um bis, vincou o pragmatismo e eficácia dos minhotos.
Depois de Fabiano ter inaugurado o marcador, aos oito minutos, o extremo madeirense dos ‘cónegos’ assumiu o protagonismo no desafio, ao marcar aos 18 e 50, tendo Madson Monteiro, já aos 82, dado tons de goleada ao triunfo dos visitantes, que foram letais no contra-ataque.
Com este êxito, o Moreirense, que somou o segundo triunfo consecutivo, depois de vencer (1-0) o Farense, na ronda anterior, ascendeu ao oitavo lugar da tabela classificativa, agora com 10 pontos.
Já o Rio Ave, que não vence no campeonato há seis jornadas consecutivas, e há dois jogos que não marca golos, continua afundado no 16.º e antepenúltimo lugar, com apenas cinco pontos.
O momento de instabilidade dos vilacondenses foi aproveitado pelo adversário, logo aos oito minutos, numa primeira demonstração de pragmatismo dos minhotos, num passe tremendo de Ofori que deixou Fabiano isolado, com o lateral direito a ter frieza para atirar para o 1-0.
Surpreendido com a entrada de rompante dos visitantes, o conjunto de Vila do Conde não conseguiu estabilizar o seu futebol e apesar de uma tentativa de emenda de Bruno Ventura, mostrava debilidades a construir e também no setor defensivo.
Disso se aproveitou o Moreirense, que, aos 18 minutos, chegou ao 2-0, capitalizando um má reposição de bola do guarda-redes Magrão, que Gonçalo Franco intercetou e serviu João Camacho, para o extremo ampliar a vantagem.
Só perto da meia hora, e pouco antes do técnico Luís Freire desfazer a linha de três centrais e lançar Sávio no jogo, o Rio Ave conseguiu a sua melhor chance, numa desmarcação de Zé Manuel, que tentou o remate, mas não superou o guarda-redes visitante Kewin Silva.
Mas, ainda antes do intervalo, a melhor oportunidade foi para o Moreirense, com Alanzinho e ganhar uma dividida a Aderllan Santos e a conseguir isolar-se, mas, quando tinha apenas Magrão pela frente, acabou por desperdiçar, com um remate por cima, mantendo o 2-0 no tempo descanso.
No reatamento, os vilacondenses voltaram a mexer, lançando o ponta de lança André Pereira na partida, mas o pragmatismo e eficácia dos minhotos voltaram a vir ao de cima, com João Camacho a bisar no jogo, num contra-ataque desenhado por Alanzinho, aos 50 minutos.
Com tamanha desvantagem, o conjunto da foz do Ave tentava mudar peças para se tornar mais ofensivo, embora sem suficiente esclarecimento para ferir o adversário, conseguindo algumas aproximações à baliza contrária, mas sem acerto na finalização.
Costinha ainda tentou disfarçar essa pecha da equipa da casa, num cabeceamento, aos 79 minutos, que Kewin Silva desviou com uma intervenção atenta.
O Moreirense percebia o desespero do rival, que se adiantava com pouco critério, e respondia na sua forma favorita, explorando os contragolpes, e, depois de algumas ameaças, acabou mesmo por dar tons de goleada à vantagem, numa bela execução de Madson Monteiro, já aos 89 minutos, que fixou o 4-0 final.
Na próxima jornada, o Moreirense recebe o Boavista, sexta feira, 6 de outubro, pelas 20:15. O Rio Ave desloca-se ao reduto do Sporting de Braga, sábado, 7 de outubro, pelas 18 horas.