Última hora

Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto gratuito

9 Outubro 2023
Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto gratuito
Cultura
0

O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto (FIOMS) regressa este ano para a sua terceira edição, decorrendo num mês entre os dias 19 de outubro e novembro, divulgou a organização.
“Entre 19 de outubro e 19 de novembro, a 3.ª Edição do FIOMS promove 44 concertos em outras tantas igrejas da Diocese do Porto e em 10 municípios da região do Grande Porto”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.
No certame estarão envolvidos os municípios do Porto, Maia, Amarante, Felgueiras, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Arouca, Oliveira de Azeméis e Vila do Conde, que serão “a casa comum de uma experiência musical rica e diversificada para todos os amantes da música sacra”, permitindo também “seduzir novos públicos que descobrirão a intemporalidade do órgão de tubos enquanto instrumento que traduz em sons o divino”.
“O Porto receberá 20 concertos, do átrio dos Paços do Concelho à Sé Matriz, passando pelo concerto coral-sinfónico em São João Novo; a Maia acolhe sete concertos que começam com a magnificência sinfónica da Orquestra Clássica da Maia”, refere a organização.
A abertura está a cabo da organista sul-coreana radicada em Paris Shin Young-Lee, na Sé Catedral do Porto (19 de outubro, 21:30), seguindo-se o organista sueco Gunnar Idenstam na Igreja da Lapa (Porto, dia 21, às 21:30).
Nos nomes internacionais, o festival conta ainda com Anthony Aarons, Johannes Berger, Jan Wierzba, Richard Brasier, Sean Maxwell, Sara Glanzer ou Lucie Žáková, e nos nacionais marcarão presença João Santos, Tiago Ferreira, Daniel Ribeiro, Paulo Bernardino, Ludovice Ensemble, Fernando Miguel Jalôto, Hugo Oliveira, Marta Vicente, César Nogueira, Gregório Gomes e Samuel Pinto.
Com entrada gratuita, o evento internacional “tem como objetivo primordial preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Área Metropolitana e Diocese do Porto, estimulando o interesse das populações pela Música Sacra, tanto vocal quanto de órgão”.
De acordo com o diretor artístico do Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto (FIOMS), Filipe Veríssimo, o evento “está empenhado em colaborar com diversas entidades públicas e privadas da região para criar uma oferta cultural que atenda às necessidades e especificidades de cada localidade”, com o objetivo de “enriquecer culturalmente as comunidades locais e contribuir para o desenvolvimento turístico da Área Metropolitana do Porto”.
“Este festival coloca a região na rota dos grandes Festivais Internacionais de Órgão e Música Sacra, consolidando sua posição como um destino cultural de destaque”, acrescenta o Cónego António Coelho de Oliveira, Vigário-geral da Diocese do Porto.
O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto (FIOMS) conta com a Fundação La Caixa como mecenas e com o apoio institucional da Diocese do Porto e da Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N).